Ajudem-nos a evangelizar.


Ajude-nos a evangelizar.

"Se os homens soubessem o que é a eternidade, fariam de tudo para mudar de vida."
Jacinta Marto

Lugar de católico é aqui.

" Senhor não permita que eu parta dessa vida, sem que eu evangelize e salve ao menos uma alma " Amém.

Faça aqui a sua pesquisa aqui.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Santos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael

Com alegria, comemoramos a festa de três Arcanjos neste dia: Miguel, Gabriel e Rafael. A Igreja Católica, guiada pelo Espírito Santo, herdou do Antigo Testamento a devoção a estes amigos, protetores e intercessores que do Céu vêm em nosso socorro pois, como São Paulo, vivemos num constante bom combate. A palavra "Arcanjo" significa "Anjo principal". E a palavra "Anjo", por sua vez, significa "mensageiro".

São Miguel
O nome do Arcanjo Miguel possui um revelador significado em hebraico: "Quem como Deus". Segundo a Bíblia, ele é um dos sete espíritos assistentes ao Trono do Altíssimo, portanto, um dos grandes príncipes do Céu e ministro de Deus. No Antigo Testamento o profeta Daniel chama São Miguel de príncipe protetor dos judeus, enquanto que, no Novo Testamento ele é o protetor dos filhos de Deus e de sua Igreja, já que até a segunda vinda do Senhor estaremos em luta espiritual contra os vencidos, que querem nos fazer perdedores também. "Houve então um combate no Céu: Miguel e seus anjos combateram contra o dragão. Também o dragão combateu, junto com seus anjos, mas não conseguiu vencer e não se encontrou mais lugar para eles no Céu". (Apocalipse 12,7-8)

São Gabriel
O nome deste Arcanjo, citado duas vezes nas profecias de Daniel, significa "Força de Deus" ou "Deus é a minha proteção". É muito conhecido devido a sua singular missão de mensageiro, uma vez que foi ele quem anunciou o nascimento de João Batista e, principalmente, anunciou o maior fato histórico: "No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré... O anjo veio à presença de Maria e disse-lhe: 'Alegra-te, ó tu que tens o favor de Deus'..." a partir daí, São Lucas narra no primeiro capítulo do seu Evangelho como se deu a Encarnação.

São Rafael
Um dos sete espíritos que assistem ao Trono de Deus. Rafael aparece no Antigo Testamento no livro de Tobit. Este arcanjo de nome "Deus curou" ou "Medicina de Deus", restituiu à vista do piedoso Tobit e nos demonstra que a sua presença, bem como a de Miguel e Gabriel, é discreta, porém, amiga e importante. "Tobias foi à procura de alguém que o pudesse acompanhar e conhecesse bem o caminho. Ao sair, encontrou o anjo Rafael, em pé diante dele, mas não suspeitou que fosse um anjo de Deus" (Tob 5,4).

São Miguel, São Gabriel e São Rafael, rogai por nós!

terça-feira, 27 de setembro de 2011

São Vicente de Paulo - 27/09


"Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e espírito e amarás ao teu próximo como a ti mesmo" (Mat 22,37.39).

Se não foi o lema da vida deste santo, viveu como se fosse. O santo de hoje, São Vicente de Paulo, nasceu na Aquitânia (França) em 1581. No seu tempo a França era uma potência, porém convivia com as crianças abandonadas, prostitutas, pobreza e ruínas causadas pelas revoluções e guerras.

Grande sacerdote, gerado numa família pobre e religiosa, ele não ficou de braços cruzados mas se deixou mover pelo espírito de amor. Como padre, trabalhou numa paróquia onde conviveu com as misérias materiais e morais; esta experiência lhe abriu para as obras da fé. Numa viagem foi preso e, com grande humildade, viveu na escravidão até converter seu patrão e conseguiu depois de dois anos sua liberdade.

A partir disso, São Vicente de Paulo iniciou a reforma do clero, obras assistenciais, luta contra o jansenismo que esfriava a fé do povo e estragava com seu rigorismo irracional. Fundou também a "Congregação da Missão" (lazaristas) e unido a Santa Luísa de Marillac, edificou as "Filhas da Caridade" (irmãs vicentinas).

Sabia muito bem tirar dos ricos para dar aos pobres, sem usar as forças dos braços, mas a força do coração. Morreu quase octogenário, a 27 de setembro de 1660.

São Vicente de Paulo, rogai por nós!

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

São Cosme e São Damião - 26/09


Hoje, lembramos dois dos santos mais citados na Igreja: Cosme e Damião. Eram irmãos gêmeos, médicos de profissão e santos na vocação da vida. Viveram no Oriente e, desde jovens, eram habilidosos médicos. Com a conversão passaram a ser também missionários, ou seja, aproveitando a ciência com a confiança no poder da oração levavam a muitos a saúde do corpo e da alma.

Viveram na Ásia Menor, até que diante da perseguição de Diocleciano, no ano 300 da era cristã, foram presos pois eram considerados inimigos dos deuses e acusados de usar feitiçarias e meios diabólicos para disfarçar as curas. Tendo em vista esta acusação, a resposta deles era sempre:

"Nós curamos as doenças, em nome de Jesus Cristo e pelo Seu poder!"

Diante da insistência, quanto à adoração aos deuses, responderam: "Teus deuses não têm poder algum, nós adoramos o Criador do céu e da terra!"

Jamais abandonaram a fé e foram decapitados em 303. São considerados os padroeiros dos farmacêuticos, médicos e das faculdades de medicina.


São Cosme e São Damião, rogai por nós!

Firmes na fé


Embora o ato de fé tenha características de racionalidade, não há dúvida de que, por ele, entramos no âmbito do sobrenatural. Vale dizer que a fé nos introduz no mundo do mistério, não muito fácil de ser explicado. Só um ser racional pode ter fé, pois isso envolve uma qualidade divina, que apenas os seres constituídos “imagem e semelhança de Deus” podem ter: a liberdade.

Como explicar esse ato, que está no fundo do coração humano, de confiar, de maneira livre e inabalável, numa pessoa? A fé, antes de ser esforço e busca do ser humano, é dom gratuito, oferta do Grande Ser de toda a criação. Com isso fica claro que a nossa resposta é o ato segundo, porque o ato primeiro é a graça que nos vem do Ser Amoroso.

Crer não é aderir a verdades. É aceitar uma Pessoa, Nosso Senhor Jesus Cristo. Por isso, vejam bem, na oração do Credo rezamos primeiro “creio no Espírito Santo”, para só depois dizermos que “creio na Igreja Católica”. Assim estamos dizendo que cremos na Igreja, por ser obra Espírito Divino.

No ato de acreditar está sempre embutida, com mais força ou menos, a dúvida. Esta é tanto maior quanto menos tivermos a humildade de rezar e também de estudar. No entanto, além das dúvidas, pode aparecer um problema muito maior, que é o abalo de nossa confiança em Deus. A isso podemos ficar expostos nas grandes tribulações.

Numa grande enchente, num cruel terremoto, numa seca interminável, nos horrores da guerra, na miséria extrema, só ainda o coração fiel é capaz de se agarrar ao Senhor e exclamar: “Olha para mim, Senhor” (Jer 18, 19).

Quem não acredita que Deus é capaz de fazer brotar o bem de um grande mal corre o risco de abandonar a sua fé. Como também podem ocorrer males dentro da comunidade católica: desentendimentos com os líderes religiosos, desavenças dentro da paróquia, injustiças reais ou imaginárias, desprezo pelos pobres. E aí vem a grande tentação: não crer mais na Igreja Católica, e aderir a outras denominações religiosas (como se nessas não acontecessem problemas). “Sede pacientes na tribulação e perseverantes na oração” (Rom 12, 12). Apesar disso, quantos no Brasil abandonaram a sua fé na Igreja e buscaram outros grupos de fiéis. Isso nos entristece.

Dom Aloísio Roque Oppermann

Fonte: cancaonova.com

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Cosme e Damião a verdadeira história Leiam, é muito importante você conhecer a verdade


No dia 26 de setembro, a Igreja celebra no seu calendário, a festa de São Cosme e Damião, que são dois santos da Igreja, dois homens, que não são gêmeos, nem irmãos de sangue, mas duas pessoas muito amigas.

Não há uma história muito concreta da vida deles, mas se sabe que são duas pessoas que se preocupavam muito em fazer a medicina gratuita para os pobres, em atender as pessoas pobres. Esses dois homens, no tempo da perseguição de Diocleciano, que é o que conta a história, foram julgados, condenados e martirizados por serem homens cristãos. São dois homens santos. Em nenhuma história da Igreja se fala de festa de Cosme e Damião para criança. Não existe isso. Eles são dois mártires da Igreja, que deram o sangue por causa de Jesus, duas pessoas que prefiram morrer testemunhando a fé, a renunciar a vida de cristãos. Eles são maravilhosos e têm uma história maravilhosa de vida.

Mas também, atualmente, acontece no Brasil uma festa de "Cosme e Damião", só que não neste sentido que há nosso calendário romano, onde a festa de São Cosme e Damião é celebrada no dia 26 de setembro.

Com o passar dos anos, com o sincretismo religioso, criou-se uma festa pagã, pelos espíritas, pelos integrantes da umbanda, pelos kardecistas, pelo candomblé, pelo batuque, de todo este sincretismo afro, com o nome de “Cosme e Damião”. Só que esta festa não se trata verdadeiramente dos santos Cosme e Damião, mártires da Igreja. Mas é uma festa pagã, que se fala de uma entidade que tem o nome de ibijis, muitas vezes conhecidos também como exú-mirins, que, dentro do sincretismo, para seduzir as pessoas, recebem o nome de "Cosme e Damião", se falando, inclusive que eles são duas crianças, gêmeos. E não há nada disso na história. É uma mentira.

Criaram uma fábula em cima desses dois santos da Igreja. E esta fábula tem seduzido muita gente. Posso testemunhar que meu pai era espírita, trabalhava com a umbanda. E meu pai fazia esta festa. Para quê? Para que os doces, as balas, os salgados, tudo o que fosse oferecido, fossem consagrados a entidades espíritas de nome “Cosme e Damião”, que não são os santos da Igreja.

É importante que as pessoas tenham conhecimento disso. O que eles vão oferecer? Guloseimas, pois doce é uma coisa sedutiva. E a criança acaba participando dessa festa, com essas guloseimas – no Nordeste se utiliza até o caruru. Só que, com isso, a criança come coisas consagradas dentro do espiritismo, da umbanda, do candomblé e esses objetos, essas guloseimas, essas comidas são todas oferecidas a entidades. Em muitos casos também as pessoas ficam lá “incorporadas” e dão passes nas crianças. E muitas dessas crianças, depois, tornam-se rebeldes, perdem a afetividade com o pai e a mãe, começam a não obedecer mais o pai e a mãe. Já começam a não gostar também das coisas sagradas, a não gostar de participar de Missa, de nada que seja sagrado. Começam a rejeitar as coisas sagradas de Deus.

Tenho atendido muitos casos nessa situação, de pessoas que participaram dessas festas na infância e não tiveram nenhuma vontade de viver uma vida de consagrado a Deus. Porque, a partir do momento que ela foi naquela festa, participou dessa situação, começou a experimentar uma consagração diferente, que o pai e mãe permitiram.

Os espíritas vão fazer esta festa no dia 27 de setembro, porém, na realidade, não existe festa de São Cosme e Damião no dia 27. No dia 27 de setembro a Igreja celebra São Vicente de Paula, esse grande homem que dedicou sua vida aos pobres, para evangelizar os pobres, que quis experimentar a pobreza do evangelho, buscando converter seu coração. Dia 27 de setembro a Igreja celebra São Vicente de Paula e não São Cosme e Damião.

Para você, este é um momento esclarecedor. Não deixe seu filho participar desta festa. É uma festa sedutora para já colocar no coração do teu filho, da tua filha esta consagração a estas entidades que têm nome de ibijis, exú-mirins, entidades espíritas. Esta não é nenhuma festa cristã católica. Nenhum católico pode participar desta festa. Ela não tem nenhum fundamento na nossa vida e não nos é útil de forma alguma. É melhor que você não participe desta festa e nem deixe seus filhos participar, pois, senão, eles serão seduzidos e depois você poderá ver as conseqüências, e não vai entender porque seu filho era tão dócil, tão carinhoso e tornou-se rebelde.

Muitas vezes, até não compreendemos, mas já atendi garotos de cinco, seis anos de idade que, depois de participarem destas festas, começaram a ter vida afetiva sexual, a se masturbarem com seis anos. Algo assim aberrante, que a gente não sabe porque. O que aconteceu nessa história? Mas a gente vai rezando para acontecer a libertação e muitas vezes chegamos ao ponto em que a criança lembra que participou destas festas e renuncia. A partir disso, a criança volta a ter um convívio normal com os pais, começa a gostar e a buscar as coisas de Deus. É impressionante o que esta festa faz de mal para os nossos filhos, como ela seduz as nossas crianças e até os pais e as mães.

É uma festa pagã, do sincretismo religioso, que não tem nada a ver com nossa festa cristã de São Cosme e Damião, celebrada no dia 26 de setembro, de dois homens mártires, santos, que não têm nada a ver com o que diz esta fábula pagã que vem do ocultismo, do espiritismo, da umbanda. É importante que você tenha no coração este ensinamento para que você não seja seduzido.

Você que já participou desta festa, ou deixou seus filhos irem, é bom que você renuncie, pois Deus nos dá a graça e a liberdade de poder renunciar, para que essa situação não tenha mais efeito em sua vida. Eu participei disso, minha família era uma família espírita, nasci dentro disso e falo de uma coisa que eu conheço. Gostaria que você renunciasse, pois, senão, você só vai perceber os danos muito mais tarde. Gostaria que você renunciasse com sua voz também, pois se você renuncia nenhuma força maligna tem mais poder sobre você, porque você é um filho de Deus. Você que é pai ou mãe pode renunciar pelos seus filhos também.

Diga comigo:

"Senhor Jesus, a partir de agora eu quero renunciar da minha vida toda e qualquer maldição de festas pagãs que eu participei, principalmente de "Cosme e Damião", das bruxas. Todas as comidas e bebidas vindas daqueles locais, eu renuncio pelo teu Sangue Redentor.

Eu renuncio a toda consagração que entrou na minha vida, deste "Cosme e Damião" espírita, desta festa pagã. Eu renuncio pelo Sangue Redentor de Jesus! Não aceito mais na minha vida, nenhuma contaminação, pois o Mal não pode usar minha inteligência, minha vontade, nem tocar na minha sexualidade, nem abalar a minha fé, nem tirar essa alegria de ser filho de Deus. Que na minha oração, na minha fidelidade, na escuta da Palavra, na participação da Santa Missa, eu possa a cada dia mais me tornar à imagem de Jesus Cristo.

Peço agora, Senhor, que me lave, me purifique, me liberte de todas essas contaminações e de envolvimento com essas coisas ocultas, que muitas vezes chega até nós de forma enganadora, errônea e que seduzem os nossos filhos. Eu expulso da minha casa, da minha vida todas estas maldições.

Peço agora que o Senhor derrame sobre mim o teu Sangue Redentor! Lava-me de todas estas contaminações. Também te peço que derrame sobre mim o vosso Espírito Santo, para que assim, inundado da vossa graça, eu possa viver dignamente a minha vida e plenificá-la no seu amor!

A bênção de Deus para você e sua família,

Abençoe-vos o Deus Todo Poderoso, o Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

FONTE:www.cancaonova.com.br

Padre Vagner Baia - Comunidade Canção Nova

São Matheus


A Igreja celebra hoje, de forma especial, a vida de São Mateus apóstolo e evangelista, cujo nome antes da conversão era Levi. Morava e trabalhava como coletor de impostos em Cafarnaum, na Palestina. Quando ouviu a Palavra de Jesus: "Segue-me" deixou tudo imediatamente, pondo de lado a vida ligada ao dinheiro e ao poder para um serviço de perfeita pobreza: a proclamação da mensagem cristã!

Mateus era um rico coletor de impostos e respondeu ao chamado do Mestre com entusiasmo. Encontramos no Evangelho de São Lucas a pessoa de Mateus que prepara e convida o Mestre para a grande festa de despedida em sua casa. Assim, uma numerosa multidão de publicanos e outros tantos condenados aos olhos do povo, sentaram-se à mesa com ele e com Àquele que veio, não para os sãos, mas sim para os doentes; não para os justos, mas para os pecadores. Chamando-os à conversão e à vida nova.

Por isso tocado pela misericórdia Daquele a quem olhou e amou, no silêncio e com discrição, livrou-se do dinheiro fazendo o bem.

É no Evangelho de Mateus que contemplamos mais amplamente trechos referentes ao uso do dinheiro, tais como:
"Não ajunteis para vós, tesouros na terra, onde a traça e o caruncho os destroem." e ainda:"Não podeis servir a Deus e ao dinheiro."

Com Judas, porém, ficou o encargo de "caixa" da pequena comunidade apostólica que Jesus formava com os seus. Mateus deixa todo seu dinheiro para seguir a Jesus, e Judas, ao contrário, trai Jesus por trinta moedas!

Este apóstolo a quem festejamos hoje com toda a Igreja, cujo significado do nome é Dom de Deus, ficou conhecido no Cristianismo nem tanto pela sua obra missionária no Oriente, mas sim pelo Evangelho que guiado pelo carisma extraordinário da inspiração pôde escrever, entre 80-90 na Síria e Palestina, grande parte da vida e ensinamentos de Jesus. Celebramos também seu martírio que acabou fechando com a palma da vitória o testemunho deste apóstolo, santo e evangelista.

São Mateus, rogai por nós!

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Tem pão velho?


Era um fim de tarde de domingo, a pessoa estava molhando o jardim da casa quando foi interpelada por um garotinho com pouco mais de Nove anos, dizendo:

- Tem pão velho?

Essa coisa de pedir pão velho sempre me incomodou desde criança.

Na adolescência descobri que pedir pão velho era dizer:

- me dá o pão que era meu e ficou na sua casa.

Olhei para aquela criança tão nostálgica e perguntei:

- Onde você mora?

- Depois do zoológico.

- Bem longe, hein!

- É... mas eu tenho que pedir as coisas para comer.

- Você está na escola?

- Não. Minha mãe não pode comprar material.

- Seu pai mora com vocês?

- Ele sumiu.

E o papo prosseguiu, até que eu lhe disse:
- Vou buscar o pão, serve pão novo?

- Não precisa não, a Senhora já conversou comigo!

Esta resposta caiu como um raio.

Eu tive a sensação de ter absorvida de toda a solidão e a falta de amor desta criança.

Deste menino de apenas Nove anos, já sem sonhos, sem brinquedos, sem comida, sem escola e tão necessitado de um papo, de uma conversa amiga.

Que poder tem o gesto de falar e escutar com amor!

Alguns anos já se passaram e continuam pedindo "pão velho" na minha casa e eu dando "pão novo", mas procurando antes compartilhar o pão das pequenas conversas, o pão dos gestos que acolhem e promovem.

Este pão de Amor não fica velho, porque é fabricado no coração.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

São Januário


A história do santo deste dia se entrelaça com a cidade italiana de Nápoles, onde o corpo e sangue de Januário estão guardados. Este santo viveu no fim do século III e se tornara Bispo de Benevento, cidade próxima a Nápoles.

Como cristão estava constantemente se preparando para testemunhar (se preciso com o derramamento do próprio sangue) seu amor ao Senhor, já que naqueles tempos em que a Igreja estava sendo perseguida, não era difícil ser preso, condenado e martirizado pelos inimigos da Verdade. Na função de Bispo foi zeloso, bondoso e sábio, até ser juntamente com seus diáconos, preso e condenado a virar comida dos leões no anfiteatro da cidade de Pozzuoli (a primeira terra italiana que pisou o apóstolo Paulo a caminho de Roma).

Igual ao profeta Daniel e muitos outros, as feras lamberam, mas não avançaram nestes homens protegidos por Jesus. Nesse caso, sob a ordem do terrível imperador Diocleciano (último grande perseguidor), a única solução era a espada manejada pela irracional maldade humana. Foram decapitados. Isto ocorreu no ano 305.

Alguns cristãos, piedosamente, recolheram numa ampola o sangue do Bispo Januário para conservá-lo como preciosa relíquia e seu corpo acabou na Catedral de Nápoles. A partir disso, os napolitanos começaram a venerar o santo como protetor da peste e das erupções do vulcão Vesúvio.

Dentre tantos milagres alcançados pela sua intercessão, talvez o maior se deve ao seu sangue,"aquele guardado na ampola". Acontece que o sangue é exposto na Catedral, no dia da festa de São Januário e o extraordinário é que há séculos, o sangue, durante uma cerimônia, do estado sólido passa para o estado líquido, mudando de cor, de volume e até seu peso duplica. A multidão edificada se manifesta com gritos, enquanto a ciência, que já provou ser sangue humano, silencia quanto a uma explicação para este fato, esclarecido somente pela fé.

São Januário, rogai por nós!

Aridez Espiritual


Muitas vezes, podemos passar por algum período de aridez espiritual, isto é, não temos vontade de rezar, torna-se difícil participar da Santa Missa, a reza do terço fica pesada, entre outros. Até mesmo a Sagrada Comunhão se torna um sacrifício diante das dúvidas que podem atingir a nossa alma. Parece que o céu sumiu.

Como vencer esse estado de espírito no qual parece que Deus está longe e que nos falta a fé? Primeiro, é preciso verificar se esta situação não é tibieza, ou seja, causada por nossa culpa em não perseverar no cuidado da vida espiritual, e, sobretudo, verificar se não há pecados graves em nossa alma, que possam estar afugentando dela a graça de Deus.

Se não houver pecados na alma, então, é preciso antes de tudo, calma, paciência e perseverança nos exercícios espirituais: oração, vida sacramental, caridade, penitência, entre outros. Mesmo sem vontade ou sem gosto, continuar, sem jamais parar, os exercícios espirituais.

O Senhor, às vezes, permite essas provações para que aprendamos a “buscar mais o Deus das consolações do que as consolações de Deus”, como ensinou um santo. São João da Cruz, místico que tanto experimentou o que chamou de “noite escura da fé”, afirmou que “o progresso da pessoa é maior quando ela caminha às escuras e sem saber.”

Muitas vezes, nos deleitamos nas orações gostosas, cheias de fervor sensível, como crianças quando comem doces. Mas quando vem a luta deixamos a oração. Veja o que nos diz a Palavra de Deus: “Filho meu, não desprezes a correção do Senhor. Não desanimes, quando repreendido por ele; pois o Senhor corrige a quem ama e castiga todo aquele que reconhece por seu filho (Pr 3,11s). Estais sendo provados para a vossa correção: é Deus que vos trata como filhos. Ora, qual é o filho a quem seu pai não corrige?… Mas se permanecêsseis sem a correção que é comum a todos, seríeis bastardos e não filhos legítimos… Aliás, temos na terra nossos pais que nos corrigem e, no entanto, os olhamos com respeito. Com quanto mais razão nos havemos de submeter ao Pai de nossas almas, o qual nos dará a vida? Os primeiros nos educaram para pouco tempo, segundo a sua própria conveniência, ao passo que este o faz para nosso bem, para nos comunicar sua santidade” (Hb 12,5-10).

Deus nos quer santos, e é também algumas vezes pela provação e pela aridez espiritual que Ele arranca as ervas daninhas do jardim de nossas almas. Coragem, alma querida de Deus! Jesus disse que Ele é a videira verdadeira, e Seu Pai o bom agricultor, que podará todo ramo bom que der fruto, para que produza mais fruto (cf. Jo 15,1-2).

Não podemos querer apenas o açúcar do pão e renegar o pão do sacrifício. Às vezes, a meditação é difícil, a oração é penosa, distraída, surgem as noites e as trevas… Nessas horas é preciso silêncio, abandono, paciência. O Esposo há de voltar logo… Em breve vai raiar a aurora e os fantasmas vão sumir.

Quanto mais a noite fica escura, tanto mais perto nos aproximamos da aurora. Deus sabe pelo que estamos passando, louvado seja o Seu santo Nome! É hora de abandono em Suas mãos paternas.

Em meio às trevas alguns sentem o coração como se fosse de gelo, não sentem mais amor a Jesus, perdem a piedade, se sentem condenados. Que desoladora confusão espiritual! Nessas horas a única saída é fechar os olhos e dar as mãos a Jesus para ser guiado por Ele na fé; confiança e abandono, irmão! Só o Senhor sabe o caminho para sairmos deste matagal fechado e escuro.

Deus nos prepara para a contemplação pelas provas passivas, ensinam os santos. Ele as produz e a alma apenas tem que aceitar. É o duro caminho dos que querem a perfeição. Ele está purificando a alma; o Cirurgião Celeste está nos operando a alma.
São João da Cruz fala da famosa “noite dos sentidos” cheia de aridez e de provação, um verdadeiro martírio para a alma. Segundo o santo doutor, é Jesus que chama a alma a caminhar com Ele no deserto, mesmo queimando os pés e sendo queimado pelo sol, para se santificar.

Calma, alma querida de Deus, Ele faz isso porque o ama muito! O fogo bom não é aquele “fogo de palha”, alto e bonito, mas rápido, que logo se apaga; mas é o fogo baixo que pega na lenha grossa e permanece por muito tempo. O fogo de palha é só para começar…

É isso que está acontecendo; não se assuste; não se preocupe porque o gosto de rezar sumiu e se tornou agora um sacrifício penoso… Fé não é sentimento e muito menos sentimentalismo; fé é adesão, com a mente, a Deus, às Suas verdades e às Suas determinações. Não se preocupe em estar ou não “sentindo” fé ou devoção; apenas viva-a; vá à Missa, ao grupo de oração, ao terço, com ou sem vontade, com ou sem gosto, com ou sem sentimento. Assim, temos mais méritos ainda diante de Deus.

Nessa situação talvez você precise de um diretor espiritual, especialmente na Confissão, para uma boa orientação.

Felipe Aquino
felipeaquino@cancaonova.com

Fonte: cancaonova.com

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Cultive as boas amizades


Não preciso falar aqui da importânica de se cultivar as boas amizades para ser feliz. Milan Kundera diz que “toda amizade é uma aliança contra a adversidade, aliança sem a qual o ser humano ficaria desarmado contra seus inimigos. Os amigos recentes custam a perceber essa aliança, não valorizam ainda o que está sendo contraído. São amizades não testadas pelo tempo, não se sabe se enfrentarão com solidez as tempestades ou se serão varridos numa chuva de verão.”

A verdadeira amizade nos socorre quando menos esperamos! Podemos esquecer aquele com quem rimos muito, mas nunca nos esquecemos daqueles com quem choramos. Os corações que as tristezas unem permanecem unidos para sempre.

Na prosperidade os verdadeiros amigos esperam ser chamados; na adversidade, apresentam-se espontaneamente. A fortuna faz amigos. A desgraça prova se eles existem de fato. É preciso saber fazer e cultivar amizades. Isso depende de cada um de nós; antes de tudo, do nosso desprendimento e fidelidade ao outro.

Para conquistar um amigo é preciso criar um “deserto” dentro de si, aceitando que o outro venha ocupá-lo.

Acolher o amigo é, em primeiro lugar, ouvir. Alguns morrem sem nunca ter encontrado alguém que lhes tenha prestado a homenagem de calar-se totalmente para ouvi-los. São poucos os que sabem ouvir, porque poucos estão vazios de si mesmos, e o seu ''eu'' faz muito barulho. Se você souber ouvir, muitos virão lhe fazer confidências.

Muitos se queixam da falta de amigos, mas poucos se preocupam em realizar em si as qualidades próprias para conquistar amigos e conservá-los.

Se você quiser ser agradável às pessoas, fale a elas daquilo que lhes interessa e não daquilo que interessa a você. A amizade é alimentada pelo diálogo; que é uma troca de ideias em busca da verdade. Muito diferente da discussão, que é uma luta entre dois, na qual cada um defende a sua opinião.

A verdadeira amizade não pode ser alimentada pela discussão, somente pelo diálogo.

Em vez de demonstrar exaustivamente que o amigo está errado, ajude-o a descobrir a verdade por si mesmo; isso é muito mais nobre e pedagógico.

Se você quiser agir sobre seu amigo, de verdade, para que ele mude, comece por amá-lo sincera e desinteressadamente.
A amizade também exige que se corrija o amigo que erra; mas devemos censurar os amigos na intimidade; e elogiá-los em público. Nada é tão nocivo a uma amizade como a crítica ao amigo na frente de outras pessoas; isso humilha e destrói a confiança. Nunca desista de ajudar o amigo a vencer uma batalha; não há nem haverá alguém que tenha caído tão baixo que esteja fora do alcance do amor infinito de Deus e do nosso socorro.

Uma amizade só é verdadeira e duradoura se é baseada na fidelidade. Cuidado, pois, para magoar alguém são necessários um inimigo e um amigo: o inimigo para caluniar e um “amigo” para transmitir a calúnia.


(Trecho extraído do livro "Para ser feliz")

Felipe Aquino ( Canção Nova )

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Reze pelas pessoas que o perseguem


Quando dispomos o nosso coração para abençoar as pessoas com as quais convivemos, a luz de Cristo vem sobre nós e passamos a enxergar a vida e as pessoas com uma nova visão. Muitas vezes, as nossas amarguras, os nossos dissabores, os ressentimentos, as mágoas, o negativismo e as críticas obscurecem a nossa visão e o nosso coração e, assim, nos tornamos incapazes de ver as coisas como, de fato, elas são.

Somos convidados por Deus a olhar para nós mesmos, para as pessoas e para o mundo que nos cerca com o olhar de Jesus. Somente com o auxílio da graça divina somos capazes de perceber o que há de belo na vida, mesmo quando as dificuldades batem à nossa porta. Cultivemos o bom humor, a alegria e a disposição de amar e abençoar a todas as pessoas. Hoje não pode ser mais um dia na nossa vida.

Façamos hoje um firme propósito de abençoar e falar uma palavra de ânimo, de consolo e de bênção para o nosso próximo.

Pode ter certeza de que, ao agir dessa forma, você será o primeiro a ser beneficiado pela graça de Deus. Rezemos pelas pessoas que nos perseguem, que nos desprezam, que nos criticam, por aquelas que falam mal de nós e de quem temos antipatia.

“Quero, portanto, que em todo o lugar os homens façam a oração, erguendo mãos santas, sem ira e sem discussões” (I Tm 2,8).

Jesus, eu confio em Vós!

Luzia Santiago

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Natividade de Nossa Senhora


Hoje é comemorado o dia em que Deus começa a pôr em prática o Seu plano eterno, pois era necessário que se construísse a casa, antes que o Rei descesse para habitá-la. Esta "casa", que é Maria, foi construída com sete colunas, que são os dons do Espírito Santo.

Deus dá um passo à frente na atuação do Seu eterno desígnio de amor, por isso, a festa de hoje, foi celebrada com louvores magníficos por muitos Santos Padres. Segundo uma antiga tradição os pais de Maria, Joaquim e Ana, não podiam ter filhos, até que em meio às lágrimas, penitências e orações, alcançaram esta graça de Deus.

De fato, Maria nasce, é amamentada e cresce para ser a Mãe do Rei dos séculos, para ser a Mãe de Deus. E por isso comemoramos o dia de sua vinda para este mundo, e não somente o nascimento para o Céu, como é feito com os outros santos.

Sem dúvida, para nós como para todos os patriarcas do Antigo Testamento, o nascimento da Mãe, é razão de júbilo, pois Ela apareceu no mundo: a Aurora que precedeu o Sol da Justiça e Redentor da Humanidade.


Nossa Senhora, rogai por nós!

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Coloquemos toda a nossa confiança no Senhor

A palavra de ordem é decisão! Precisamos ser homens e mulheres decididos. Diante de cada situação e diante de cada pessoa que nós encontramos, precisamos ter uma atitude ativa e solidária. Muitas situações adversas acontecem no dia a dia e despertam em nosso coração a dúvida, o medo, a tristeza, o ressentimento, a mágoa. Contudo, não podemos nos deixar arrastar por esses sentimentos nem alimentá-los em nosso coração, porque eles nos cegam, tornando-nos impotentes, de modo que não conseguimos enxergar uma saída para tudo o que estamos vivendo, e, assim, acabamos por nos tornar pessoas amargas e negativas. Diga para você mesmo, para o Senhor e para as pessoas com as quais você convive: eu me decido de hoje em diante a amar, a perdoar, a fazer o bem. Eu quero viver de hoje em diante de maneira diferente, segundo os desígnios do Senhor para mim. Com certeza, Deus já abençoou a sua decisão. Vamos fazer juntos este propósito? Que o Senhor o abençoe neste novo tempo. Coloquemos toda a nossa confiança no Senhor. “Só em Deus repousa a minha alma, é d’Ele que me vem o que eu espero” (Sl 61,6). Jesus, eu confio em Vós!
Luzia Santiago ( Canção Nova )

domingo, 4 de setembro de 2011

21ª Aliança de Casais com Cristo


Boa noite, se você participou da 21ª Aliança de Casais com Cristo da paróquia Nossa Senhora de Fátima e Santo Antônio de Lisboa na Taquara neste Domingo, mande-nos uma mensagem no campo "comentários" abaixo desse post e conte-nos como foi essa maravilhosa experiência com Cristo, e você também que trabalhou mande-nos uma mensagem para os nossos novos irmãos da camisa amarelinha.

Se ainda não é membro, seja um seguidor do nosso Blog e ajude-nos a evangelizar com os seus testemunhos ou alguma mensagem que queiras compartilhar.

Tenham uma abençoada semana e que Jesus sempre os abençoem. Amém.

Claudio

sábado, 3 de setembro de 2011

Nunca espere acontecer uma ocasião especial


Era com muita dor que aquele homem retirava do guarda roupas um frasco de perfume francês com o qual presenteara sua esposa quando da sua última viagem ao exterior.
Isto, disse ele, é uma das coisas que ela estava guardando para uma ocasião especial.
Bem, acho que agora é a ocasião, falou demonstrando profunda amargura.
Segurou o frasco com carinho e colocou-o na cama junto com os demais objetos que havia separado para levar à funerária.
Olhou consternado para os pertences guardados, fechou a porta do armário, virou-se para os demais familiares que estavam com ele e disse-lhes com voz embargada:
"Nunca guardem nada para uma ocasião especial, já que podemos criar a cada dia uma ocasião muito especial."
Independente do valor e do significado dos objetos, muitos de nós temos os nossos guardados para ocasiões especiais.
São as peças presenteadas por ocasião do casamento, roupas adquiridas para esse fim, salas reservadas para essas circunstâncias.
Alguns de nós chegamos a ficar neuróticos só de pensar em deixar os filhos brincar na sala de visitas, pois temos que preservá-la intacta para uma ocasião especial, para receber visitas especiais, como se eles não o fossem.
São todas essas coisas que perdem totalmente o valor quando a ocasião especial é a do funeral de um ente querido.
Um filho que se vai, sem que o tenhamos deixado tomar café naquela xícara rara que herdamos da nossa bisavó.
O esposo que se despede sem poder contemplar a esposa vestindo a lingerie nova que lhe deu de presente no último aniversário de casamento.
No campo dos sentimentos também costumamos fazer as nossas economias para ocasiões especiais.
É aquela frase mágica que estamos guardando para dizer num dia muito especial...
Uma declaração de amor que estamos preparando para dizer quando as circunstâncias forem propícias...
Um gesto de carinho que evitamos hoje, por julgar que a pessoa ainda não está preparada para receber.
Um pedido de perdão que estamos adiando para um dia que nunca chega...
A carta a um amigo que não vemos há tempos, pedindo notícias.
A conversa amistosa com alguém que nos considera um inimigo, a fim de esclarecer dúvidas e resolver pendências, enquanto estamos a caminho, como aconselhou Jesus.
Enfim, pensemos que cada dia, é um dia especial.
Cada hora é uma hora muito especial...
Cada segundo é um tempo especial para se criar uma ocasião perfeita e fazer tudo o que deve ser feito.
Não vale a pena economizar as coisas boas.
É preciso viver intensamente cada fração de tempo que Deus nos permite estar em contado com as pessoas que nos rodeiam.
As palavras de carinho que deixamos de dizer...
As promessas que deixamos de cumprir... As flores que deixamos de ofertar...
A mensagem de esperança que não espalhamos...
De tudo isso poderemos nos arrepender amargamente quando, numa ocasião especial, estivermos partindo deste mundo, ou nos despedindo de alguém que parte.
Não deixe para falar amanhã que ama aquela pessoa especial para você e não deixe para amanhã fazer o bem a alguém,principalmente aquelas que não conhecemos.Por que talvez amanhã seja tarde demais e nos arrependeremos eternaente.

O amanhã pode não chegar.

Diga a todos que você ama que realmente você os ama e nunca perca uma oportunidade de ajudar ao próximo.

Jesus te ama!

Supermecado do céu


Há muito tempo andava eu pela estrada da vida, quando um dia vi um letreiro que anunciava SUPERMERCADO DO CÉU.
Aproximei-me e logo uma porta se abriu.
Sem me dar conta, eu já estava lá dentro, de pé, extasiado diante de tanta mercadoria bonita.
Um exército de anjos estava espalhado por todo o supermercado.
Um anjo veio ao meu encontro e me entregou uma cesta de compras, dizendo:
“Meu filho procure fazer bem suas compras.
“O que não puder carregar hoje, pude vir buscar noutro dia”.
Tudo o que um cristão necessita estava ali.
Não perdi tempo e comecei a circular pelo supermercado.
Primeiro comprei PACIÊNCIA.
Sabia que ela me faz muita falta?
CARIDADE estava na mesma prateleira. Peguei logo dois pacotes.
Mais à frente vi um cartaz que dizia:
COMPREENSÃO.
Peguei só uma caixinha, porque me lembrei de que a gente precisa sempre dela.
Mais ao fundo, vi uma prateleira cheia de caixas de SABEDORIA e de FÉ.
Separei uma de SABEDORIA e três de FÉ, por que esta tenho que Ter sempre.
De repente, vi uma luz que vinha do alto das prateleiras.
Parei para contemplá-la: era o ESPIRITO SANTO.
Ele enchia todo o ambiente.
Então vi a SALVAÇÃO.
Quando ia alcançá-la, um anjo me disse: “É de graça!”
Aproveitei e acabei pegando bastante: trouxe para mim e para vocês, se quiserem aceitar.
Minha cesta estava quase cheia e resolvi ir ao caixa para pagar.
Ali eu já tinha o necessário para fazer a vontade de DEUS.
Enquanto andava pelo corredor, via ORAÇÃO.
Coloquei alguns pacotes na cesta, porque eu sabia que, saindo do mercado, encontraria lá fora o PECADO.
No caminho ainda vi balaios de CANTO e LOUVOR.
Pequei vários balaios de cada um.
Cheguei finalmente no caixa. "Quanto é que devo?".
O Anjo olhou para mim, sorriu, e disse:
"Pode levar o que quiser".
Jesus já pagou sua conta há muito tempo, no Monte Calvário!
Faça bom uso de tudo o que comprou.
Vá em paz e volte sempre!