A noite que antecede o Círio de Nazaré ficou mais iluminada e cheia de fiéis que acompanharam a Trasladação, a quinta procissão da quadra nazarena, neste sábado, 13, em Belém do Pará. Depois da missa que aconteceu no Colégio Gentil Bittencourt, os fiéis se dirigiram à Catedral Metropolitana da Sé, fazendo o mesmo trajeto da procissão do domingo, mas no sentido inverso. Diferente do que ocorre no Círio, onde vários carros de promessas e pelotões acompanham a procissão, na Trasladação há apenas a berlinda em destaque.
Neste ano, a Berlinda da Trasladação esteve ornamentada com 25 tipos de flores de quatro tons, mesclando as cores rosa e verde, distribuídas em 500 dúzias e 800 vasos de mudas. Entre as espécies estão: boca de leão, orquídea, cravina, cravo, rosa, crisântemo anastácia, astromélia, entre outros. Além de folhagens de brometa, tostoão e hera. Os arranjos são fruto de uma parceria entre Gilmar Cosme e Fátima Petrolla.
Foto: Frederico Mendonça
A Berlinda passou por uma revitalização e ganhou um projeto que envolveu a utilização de um moderno sistema de iluminação, todo feito em Fibra Óptica. O recurso foi adotado para diminuir os danos causados a imagem e a Berlinda. Por fora a iluminação é amarela. Por dentro, a luz de um branco glacial, dá destaque à imagem de Nossa Senhora.
Para o Diretor Coordenador do Círio 2012, Kleber Vieira, a procissão chegou no tempo esperado, às 23h. “Este ano o que ajudou na rapidez da procissão foi o recuo das arquibancadas que ajudou e muito na movimentação da procissão e dos fiéis”, afirma Kleber.
A cada ano que passa, o número de fiéis que acompanham a Trasladação é maior. Segundo estimativa do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), mais de 1,4 milhão de pessoas percorreram os 3,7 quilômetros da procissão em 2012. Nos últimos anos, a corda atrelada à Berlinda tem sido tão disputada quanto na grande procissão de domingo.
Foto: Alexandre Modesto
Na avaliação do Diretor de Procissões do Círio 2012, Carlos Augusto Nobre, a cada ano a procissão fica mais organizada. “Este ano foi tudo maravilhoso, conforme combinado, sem nenhum problema. A Trasladação foi bem mais rápida devido à organização do Círio e graças a benção de Nossa Senhora de Nazaré”, conclui.
Durante o trajeto, diversas foram as homenagens dedicadas à Santa. Entre as mais tradicionais, esteve a do Sindicato dos Estivadores e dos Arrumadores do Pará que soltaram fogos de artifício em honra à Virgem de Nazaré.
A Trasladação teve saída do Colégio Gentil Bittencourt, e seguiu pelas avenidas Magalhães Barata, Nazaré, Presidente Vargas, Boulevard Castilho França, Portugal, Praça do Relógio até a chegar à Catedral Metropolitana de Belém
Fonte: www.ciriodenazare.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou? Faça um comentário, a sua opinião é muito importante para nós.