Ajudem-nos a evangelizar.


Ajude-nos a evangelizar.

"Se os homens soubessem o que é a eternidade, fariam de tudo para mudar de vida."
Jacinta Marto

Lugar de católico é aqui.

" Senhor não permita que eu parta dessa vida, sem que eu evangelize e salve ao menos uma alma " Amém.

Faça aqui a sua pesquisa aqui.

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Feliz Ano Novo


“Ele nos deu tudo…
…E de nós nada exigiu.

Apenas que amemos uns aos outros.
Que a graça de Deus habite em seu coração e que o amor de Cristo esteja sempre presente em sua vida.

Feliz Ano Novo!”

Mensagem Ano Novo (Pe. José Augusto)


Essa é a última celebração da Santa Missa de 2010 e a partir de agora os nossos olhos estão se voltando para o ano de 2011. E como devemos entrar neste ano que se inicia? Devemos iniciar o ano com os olhos voltados e apaixonados por Jesus. Como um casal de namorados apaixonados que vive pensando um no outro, que dorme e acorda pensando um no outro, assim deve ser você. Inicie o seu ano apaixonado por Jesus. No ano de 2011 Jesus precisa ser o centro da sua vida; e isso independe de você receber libertações, curas e milagres. De qualquer forma, Cristo precisa ser o centro de sua vida.

Na em 2011 poderá nos tirar o amor de Jesus Cristo, mesmo que as coisas não saiam da forma que queríamos, tudo precisa ser por Ele e para Ele.

A Palavra de Deus precisa ser o centro da sua vida. Em 2011 você pode se decepcionar com as pessoas, mas com Jesus ninguém pode se decepcionar.

Deus o criou por Ele e para Ele e para mais ninguém. Deus, que nos criou, nos deu um grande presente: Nosso Senhor Jesus Cristo. Ele foi o homem das dores, foi experimentado no sofrimento. Nós temos dor também. Sabe por que Ele sofreu? Por amor a você. Cristo assumiu a cruz e sofreu porque quis nos salvar: você, eu e todos nós. Precisamos ter o coração agradecido ao Senhor por tanto amor.

Compreenda o amor de Deus, Ele lhe deu por você. Compreenda que os cravos cravados no Corpo do Cristo foram por amor a você.

Eis o Filho de Deus que tanto nos amou! Quem está frio na fé esquente-se de amor por Deus novamente, pois isso vale o Sangue do Cristo. Nós não somos filhos sem pais, aqui ninguém é órfão porque o Pai do céu nos criou.
"Que Deus seja o centro da sua vida em 2011"
Foto: Robson Siqueira/FotosCN

Jesus não quer perder você, meu irmão! Por isso seja guerreiro do Senhor e volte para Ele hoje mesmo! Entendamos o amor de Jesus por nós para que, por nada, nós O abandonemos. Espero que você entenda por que o Verbo se encarnou e se fez homem.

Na primeira leitura fala do anticristo, que quer tirar Deus da sua vida.

Diante de uma situação de dor, qual resposta você vai dar? Você quer calar a voz do anticristo? Diga-lhe: Eu amo o Cristo que se doou por amor.

Na alegria ou na tristeza, na saúde ou na doença, seja apaixonado por Jesus! Na cruz está toda a resposta: foi por amor que o Senhor se doou por você. Por isso não tem como eu não amá-Lo, pela Sua dor na cruz, pela Sua Morte, eu só posso amá-Lo com tudo ou sem nada. Sou apaixonadíssimo por Jesus. O Senhor roubou o meu coração.

Padre José Augusto ( Canção Nova )

Evangelho (João 1,1-18)

1No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com Deus; e a Palavra era Deus. 2No princípio, estava ela com Deus. 3Tudo foi feito por ela e sem ela nada se fez de tudo que foi feito. 4Nela estava a vida, e a vida era a luz dos homens. 5E a luz brilha nas trevas, e as trevas não conseguiram dominá-la.
6Surgiu um homem enviado por Deus; seu nome era João. 7Ele veio como testemunha, para dar testemunho da luz, para que todos chegassem à fé por meio dele. 8Ele não era a luz, mas veio para dar testemunho da luz: 9daquele que era a luz de verdade, que, vindo ao mundo, ilumina todo ser humano.
10A Palavra estava no mundo – e o mundo foi feito por meio dela – mas o mundo não quis conhecê-la. 11Veio para o que era seu, e os seus não a acolheram. 12Mas, a todos os que a receberam, deu-lhes capacidade de se tornar filhos de Deus, isto é, aos que acreditam em seu nome, 13pois estes não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de Deus mesmo.
14E a Palavra se fez carne e habitou entre nós. E nós contemplamos a sua glória, glória que recebe do Pai como Filho uni­gênito, cheio de graça e de verdade. 15Dele, João dá testemunho, clamando: “Este é aquele de quem eu disse: O que vem depois de mim passou à minha frente, porque ele existia antes de mim”. 16De sua plenitude todos nós recebemos graça por graça. 17Pois por meio de Moisés foi dada a Lei, mas a graça e a verdade nos chegaram através de Jesus Cristo.
18A Deus, ninguém jamais viu. Mas o Unigênito de Deus, que está na intimidade do Pai, ele no-lo deu a conhecer.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Ano novo, coração novo


Estamos acostumados aos rituais, às comemorações, às celebrações. Quando um ano se encerra e outro se inicia, celebramos o Dia da Paz, a confraternização entre os povos. Quando um novo ciclo se inicia, somos convidados a renovar algo em nós. Quem sabe, neste novo ano, possamos ter um coração novo.

O coração é a metáfora dos sentimentos, das intenções. Um coração envelhecido é aquele que desistiu de amar, que não acredita na humanidade e que, consequentemente, se fecha. E é, por isso, solitário. A solidão pela ausência do amor envelhece o coração.
As desculpas para um coração envelhecido recaem nas decepções com as pessoas que amamos.

Reclamamos dos erros dos outros, lamentamos as atitudes incorretas de nossos irmãos e, assim, optamos pelo fechamento. Vivemos condenando nossa triste situação. Pais, filhos, amigos, parece que não há ninguém de valor a nosso lado. Pensamos como seria bom se eles mudassem, se eles melhorassem.

O tempo pode ser uma boa escola. Ele nos ensina a tolerância, o respeito às limitações do outro e às nossas próprias limitações, a bondade no julgar. É uma lição de vida a reflexão de Madre Teresa de Calcutá: "Quem julga as pessoas, não tem tempo para amá-las".

Às vezes, os pais exigem dos filhos algo que não podem dar. O inverso é verdadeiro. E na relação entre o casal também. Cada ser é único. E talvez grande parte dos erros não sejam intencionais.

Meu irmão, não espere que o outro mude. Mude você. Diga à pessoa que você ama: "Quem tem que mudar sou eu, para que você seja mais feliz". E, se precisar, complete com o pensamento de Madre Teresa: Não vou perder tempo julgando, quero gastar esse tempo amando.

E é esse o convite para o novo ano. A consciência de que a sua família será melhor se você for melhor. Que o seu trabalho será melhor se você for melhor. Que o mundo, esse grande coração que pulsa, será renovado se o seu coração for renovado.

Feliz ano novo, feliz coração novo.

Gabriel Chalita ( Canção Nova )

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

A esperança é como uma âncora segura e firme para nós


Nós precisamos ser homens e mulheres de esperança, porque “a esperança, com efeito, é para nós como uma âncora, segura e firme” (Hb 6,19).

Em quem esperar e não ser decepcionado? Esperemos no Senhor, porque “é d’Ele que vem o que esperamos” (Sl 61,6).

A fidelidade e a bondade de Deus nos surpreendem sempre, como surpreendeu a profetisa Ana, que já idosa, vivia no templo dia e noite servindo ao Senhor, sem nunca desanimar nem desistir. Um belo dia, Jesus, ainda Menino, foi levado ao templo nos braços de Maria e José, para se apresentado a todos, e ela teve a graça de contemplar a face de Jesus Menino e pôs-se a louvá-Lo e a falar d’Ele a todos os que esperavam a libertação de Israel.

Esperemos sempre no Senhor, porque Ele cumpre todas as Suas promessas na nossa vida, e jamais ficaremos confundidos nem enganados.

Jesus, eu confio em Vós!

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Deus provê, Deus proverá ...


Eram aproximadamente 22:00 horas quando um jovem
começou a se dirigir para casa.

Sentado no seu carro, ele começou a pedir:

- 'Deus! Se ainda falas com as pessoas, fale comigo. Eu irei ouvi-lo. Farei tudo para obdecê-lo'

Enquanto dirigia pela rua principal da cidade, ele teve um pensamento muito estranho:

- 'Pare e compre um galão de leite'..
Ele balançou a cabeça e falou
alto:

- 'Deus? É o Senhor?'.

Ele não obteve resposta e continuou dirigindo-se para casa.

Porém, novamente, surgiu o pensamento:

- 'Compre um galão de leite'.

'Muito bem, Deus! No caso de ser o Senhor, eu comprarei o leite'.

Isso não parece ser um teste de obediência muito difícil...

Ele poderia também usar o leite.

O jovem parou, comprou o leite e reiniciou o caminho de casa.

Quando ele passava pela sétima rua, novamente ele sentiu um pedido:

- 'Vire naquela rua'.

Isso é loucura...

Pensou e, passou direto pelo retorno.

Novamente ele sentiu que deveria ter virado na sétima rua..

No retorno seguinte, ele virou e dirigiu-se pela sétima rua.

Meio brincalão ele falou alto

- 'Muito bem, Deus. Eu farei'.

Ele passou por algumas quadras quando de repente sentiu que devia parar.

Ele brecou e olhou em volta.

Era uma área mista de comércio e residência.

Não era a melhor área, mas também não era a pior da vizinhança.

Os estabelecimentos estavam fechados e a maioria
das casas estavam escuras, como se as pessoas já tivessem ido dormir, exceto uma do outro lado que estava acesa.

Novamente, ele sentiu algo:

- 'Vá e dê o leite para as pessoas que estão
naquela casa do outro lado da rua'.

O jovem olhou a casa.

Ele começou a abrir a porta mas voltou a sentar-se. -' Senhor, isso é loucura.

Como posso ir para uma casa estranha no meio da noite?'.

Mais uma vez, ele sentiu que deveria ir e dar o leite.

Finalmente,ele abriu a porta...

- ' Muito Bem, Deus, se é o Senhor, eu irei e entregarei o leite àquelas pessoas.

Se o Senhor quer que eu pareça uma pessoa louca, muito bem.

Eu quero ser obediente.

Acho que isso vai contar para alguma coisa, contudo, se eles não responderem imediatamente, eu vou embora daqui'.

Ele atravessou a rua e tocou a campainha...

Ele pôde ouvir um barulho vindo de dentro, parecido com o choro de uma criança.

A voz de um homem soou alto:

- 'Quem está aí? O que você quer?'

A porta abriu-se antes que o jovem pudesse fugir.

Em pé, estava um homem vestido de jeans e camiseta.

Ele tinha um olhar estranho e não parecia feliz em ver um desconhecido em pe na sua soleira.

- 'O que é?'.

O jovem entregou-lhe o galão de leite.

- 'Comprei isto para vocês'.

O homem pegou o leite e correu para dentro falando alto.

Depois, uma mulher passou pelo corredor carregando o leite e foi para a cozinha.


O homem a seguia segurando nos braços uma criança que chorava.

Lágrimas corriam pela face do homem e, ele começou a falar, meio soluçando:

- 'Nós oramos...

Tínhamos muitas contas para pagar este mês e o nosso dinheiro havia acabado.

Não tínhamos mais leite para o nosso bebê.

Apenas orei e pedi a Deus que me mostrasse uma
maneira de conseguir leite.

Sua esposa gritou lá da cozinha:

- 'Pedi a Deus para mandar um anjo com um pouco de leite...

Você é um anjo?'

O jovem pegou a sua carteira e tirou todo dinheiro que havia nela e colocou-o na mão do homem...

Ele voltou-se e foi para o carro, enquanto as lágrimas corriam pela sua face...

Ele teve certeza que Deus ainda responde aos verdadeiros pedidos.

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

São João Evangelista


O nome deste evangelista significa: "Deus é misericordioso": uma profecia que foi se cumprindo na vida do mais jovem dos apóstolos. Filho de Zebedeu e de Salomé, irmão de Tiago Maior, ele também era pescador, como Pedro e André; nasceu em Betsaida e ocupou um lugar de primeiro plano entre os apóstolos.

Jesus teve tal predileção por João que este assinalava-se como "o discípulo que Jesus amava". O apóstolo São João foi quem, na Santa Ceia, reclinou a cabeça sobre o peito do Mestre e, foi também a João, que se encontrava ao pé da Cruz ao lado da Virgem Santíssima, que Jesus disse: "Filho, eis aí a tua mãe" e, olhando para Maria disse: "Mulher, eis aí o teu filho". (Jo 19,26s).

Quando Jesus se transfigurou, foi João, juntamente com Pedro e Tiago, que estava lá. João é sempre o homem da elevação espiritual, mas não era fantasioso e delicado, tanto que Jesus chamou a ele e a seu irmão Tiago de Boanerges, que significa "filho do trovão".

João esteve desterrado em Patmos, por ter dado testemunho de Jesus. Deve ter isto acontecido durante a perseguição de Domiciano (81-96 dC). O sucessor deste, o benigno e já quase ancião Nerva (96-98), concedeu anistia geral; em virtude dela pôde João voltar a Éfeso (centro de sua atividade apostólica durante muito tempo, conhecida atualmente como Turquia). Lá o coloca a tradição cristã da primeiríssima hora, cujo valor histórico é irrecusável.

O Apocalipse e as três cartas de João testemunham igualmente que o autor vivia na Ásia e lá gozava de extraordinária autoridade. E não era para menos. Em nenhuma outra parte do mundo, nem sequer em Roma, havia já apóstolos que sobrevivessem. E é de imaginar a veneração que tinham os cristãos dos fins do século I por aquele ancião, que tinha ouvido falar o Senhor Jesus, e O tinha visto com os próprios olhos, e Lhe tinha tocado com as próprias mãos, e O tinha contemplado na sua vida terrena e depois de ressuscitado, e presenciara a sua Ascensão aos céus. Por isso, o valor dos seus ensinamentos e o peso de das suas afirmações não podiam deixar de ser excepcionais e mesmo únicos.

Dele dependem (na sua doutrina, na sua espiritualidade e na suave unção cristocêntrica dos escritos) os Santos Padres daquela primeira geração pós-apostólica que com ele trataram pessoalmente ou se formaram na fé cristã com os que tinham vivido com ele, como S. Pápias de Hierápole, S. Policarpo de Esmirna, Santo Inácio de Antioquia e Santo Ireneu de Lião. E são estas precisamente as fontes donde vêm as melhores informações que a Tradição nos transmitiu acerca desta última etapa da vida do apóstolo.

São João, já como um ancião, depara-se com uma terrível situação para a Igreja, Esposa de Cristo: perseguições individuais por parte de Nero e perseguições para toda a Igreja por parte de seu sucessor, o Imperador Domiciano.

Além destas perseguições, ainda havia o cúmulo de heresias que desentranhava o movimento religioso gnóstico, nascido e propagado fora e dentro da Igreja, procurando corroer a essência mesma do Cristianismo.

Nesta situação, Deus concede ao único sobrevivente dos que conviveram com o Mestre, a missão de ser o pilar básico da sua Igreja naquela hora terrível. E assim o foi. Para aquela hora, e para as gerações futuras também. Com a sua pregação e os seus escritos ficava assegurado o porvir glorioso da Igreja, entrevisto por ele nas suas visões de Patmos e cantado em seguida no Apocalipse.

Completada a sua obra, o santo evangelista morreu quase centenário, sem que nós saibamos a data exata. Foi no fim do primeiro século ou, quando muito, nos princípios do segundo, em tempo de Trajano (98-117 dC).

Três são as obras saídas da sua pena incluídas no cânone do Novo Testamento: o quarto Evangelho, o Apocalipse e as três cartas que têm o seu nome.


São João Evangelista, rogai por nós!

sábado, 25 de dezembro de 2010

Missa do Galo


O Papa Bento XVI pediu paz durante a celebração da Missa do Galo, nesta sexta-feira (24), véspera do Natal, em meio às preocupações com segurança após ataques a duas embaixadas em Roma, na quinta.

"Nesta hora, cheios de gratidão, nós nos juntamos no canto de todos os séculos, canto que une o céu e a terra, anjos e dos homens. Fazei com que muitos se juntem a vocês no amor mais e mais e assim nos tornaremos um povo de paz", disse o Papa na tradicional celebração na Basílica de São Pedro, no Vaticano, lotada por cerca de 10 mil cristãos.

"Senhor, cumpre por inteiro a tua promessa. Quebra as varas dos opressores. Queima as botas ressonantes (dos soldados). Faz com que termine o tempo das fardas ensanguentadas", pediu o pontífice durante a homilia.

"Te damos graças por tua bondade, mas também te rogamos: mostra o teu poder. Ergue no mundo o domínio de tua verdade, de teu amor; o reino de justiça, amor e paz", disse Bento XVI.

O Papa falará mais no sábado, dia de Natal, durante a tradicional mensagem antes da bênção "Urbi et Orbi" ("à cidade e ao mundo"), na qual geralmente fala sobre os conflitos mundiais.

Nesta sexta, o santo padre destacou que Jesus Cristo, "justamente em sua debilidade de criança", mostra "diante dos poderes presunçosos do mundo a fortaleza própria de Deus". "Este menino acendeu nos homens a luz da bondade e deu a eles a força para resistir à tirania do poder", afirmou o pontífice.

Natal do Senhor


Neste dia especial, em que toda a Igreja celebra o nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo, acompanhemos o testemunho da Palavra de Deus a respeito deste acontecimento que transformou a história da humanidade:

"...José subiu da Galileia, da cidade de Nazaré, à Judéia, à Cidade de Davi, chamada Belém, porque era da casa e família de Davi, para se alistar com a sua esposa Maria, que estava grávida. Estando eles ali, completaram-se os dias dela. E deu à luz seu filho primogênito, e, envolvendo-o em faixas, reclinou-o num presépio; porque não havia lugar para eles na hospedaria. Havia nos arredores uns pastores, que vigiavam e guardavam seu rebanho nos campos durante as vigílias da noite. Um anjo do Senhor apareceu-lhes e a glória do Senhor refulgiu ao redor deles, e tiveram grande temor. O anjo disse-lhes: 'Não temais, eis que vos anuncio uma boa nova que será alegria para todo o povo: hoje vos nasceu na Cidade Davi um Salvador, que é o Cristo Senhor'." (Lc 2,4-11)

Por isso hoje celebramos a eterna solidariedade do Pai das Misericórdias que, no seu plano de amor, quis o nascimento de Jesus, que é o verdadeiro Sol, a Luz do mundo. Este não é um dia de medo e nem de desespero, é dia de confiança e de esperança, pois Deus veio habitar no meio de nós, e assim encher-nos da certeza de que é possível um mundo novo. Solidário conosco, Ele nos quer solidários neste dia de Glória que refulge ao redor de cada um de nós!

Sendo assim, tudo neste dia só tem sentido se apontar para o grande aniversariante deste dia: o Menino Deus! Presépios, árvores, enfeites, banquetes e os presentes natalícios representam os presentes que os Reis Magos levaram até Jesus, mas não são estes símbolos a essência do Natal. O importante, o essencial, é que Cristo realmente nasça em nossos corações de uma maneira nova, renovadora, e que a partir daí, possamos sempre caminhar na sua luz solidária deste Deus Único e Verdadeiro, que nos quer também solidários uns com os outros!

Vivamos com muita alegria este dia solidário, que o Senhor fez para nós!

Um Santo Natal para você e para a sua família!

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Menino Jesus - Música de natal



Linda canção de Jesus.

Merry Christhmas


Thanks to everyone who has been following our blog over the whole year. It is with great pleasure that I've been writing these messages and searching for information relevant to all Christians, not just Catholics but to all who seek God, regardless of religion. I hope this Christmas Eve is the happiest and most blessed of all their lives and that Jesus spilled all blessings on you and your families.

The only gift I ask of you is to continue monitoring the blog, send messages, pictures and even videos so we can share together. Spread the word to all your relatives and friends, because together we can change the world a little. When I created the blog was half in jest, today we have over 3000 hits from all parts of Brazil and more than 10 countries such as Portugal, the United States, Croatia, Italy, Canada, Germany, Ireland, Colombia, Argentina, among others. I am very happy that my messages get to places so distant and different cultures.

At supper to make a prayer for PEACE to the world, pray for our less fortunate brothers. People die every day from hunger, especially in Africa where the pain, hunger and suffering are his only companions. Pray for the victims of so many tragedies around the world and we ask Jesus for a new heart, merciful and full of love, because with that attitude we will have a much better world and more fraternal.

Have a Merry Christmas, are my sincere wishes to all.

Claudio.

Feliz Natal


Obrigado a todo o mundo que tem acompanhado o nosso Blog ao longo de todo esse ano. É com muito prazer e alegria que eu venho escrevendo essas mensagens e buscando informações importantes para todos os cristãos, não só católicos mas a todos que buscam a Deus, não importando a religião. Espero que essa noite de Natal seja a mais feliz e abençoada de todas as suas vidas e que Jesus derrame todas as bençãos sobre você e suas famílias.

O único presente que peço a vocês é que continuem acompanhando o Blog, mandem mensagens, fotos e até vídeos para que possamos compartilhar juntos. Divulgue para todos os seus parentes e amigos, porque juntos nós poderemos mudar um pouco o mundo. Quando criei o Blog foi meio que de brincadeira, hoje já temos mais de 3.000 acessos de todos os lugares do Brasil e mais de 10 países do mundo como Portugal, Estados Unidos, Croácia, Itália, Canadá, Alemanha, Irlanda, Colombia, Argentina, dentre outros. Fico muito feliz por as minhas mensagens chegarem a lugares tão distantes e culturas tão diferentes.

Na hora da ceia façam uma oração pedindo PAZ ao mundo, orem pelos nossos irmãos menos favorecidos. Pessoas morrem todos os dias de fome no mundo, principalmente na África onde a dor, a fome e o sofrimento são suas únicas companheiras. Rezem pelas pessoas vítimas de tantas tragédias pelo mundo e vamos pedir a Jesus um coração novo, misericordioso e cheio de AMOR, pois com essas atitudes teremos um mundo bem melhor e mais fraterno.

Tenham todos um Feliz Natal, são os meus votos sinceros para todos.

Claudio.

A Preparação para o Natal


Muitas luzes e coloridos enfeitam as ruas, casas e cidades em todo o mundo e, aqui, em nossa Arquidiocese, além das atividades litúrgicas e pastorais, também os Festivais de Presépios e de Cânticos Natalinos, o Concurso de Presépios, culminando com o Auto de Natal, contagiam a cidade com feliz expectativa que envolve todos os cristãos na preparação para a grande “festa das luzes”, cujo sentido está em tornar visível “o sol nascente que nos veio visitar”.

A grande expressão que ressoa em todo o canto será proclamada com força e destaque nas nossas liturgias: Glória a Deus nas alturas e paz na Terra aos homens de boa vontade. Assim deve ser a festa do Natal: a Deus se dá a glorificação que é devida: “Emanuel, Deus conosco” quis se fazer próximo de nós e, como Deus, presente, amigo dos homens, quis viver entre nós, experimentando em sua própria carne a realidade humana. Fez-se semelhante a nós em tudo, exceto no pecado. Aos homens, o fruto da experiência de intimidade com o Senhor: Paz na Terra aos homens de boa vontade.

É impossível ao homem passar pela contemplação da Encarnação de Cristo sem que se deixe tocar por tão excelso mistério. Sem que se deixe mergulhar em tão profunda experiência de gratuidade e amor, traduzido em doação. Doação que ultrapassa a ideia de doar coisas e se plenifica com a doação de si mesmo. A paz é, sem dúvida, o maior de todos os dons trazidos pelo Cristo no Natal. Nascido em lugar pobre, numa manjedoura, sem lugar para Ele naquele vilarejo, Ele nos ensina que não se fazem necessárias tantas coisas materiais para que o homem seja feliz. Ele precisa apenas encontrar lugar no coração humano, como encontrou no de Maria e de José.

Vamos, pois, continuar nos preparando para a festa do Natal, com a nossa vida aberta ao Mistério da Encarnação e encontrando o Senhor em cada pessoa de quem ele se fez irmão.

Que a grande festa das luzes ilumine nossa experiência e nos permita ser luzes para que a luz do Natal, o Cristo menino, dissipe as trevas do ódio e da violência, distribua entre nós o dom da paz e nos leve à conscientização de que a paz é dom, mas é também tarefa humana. Deus nos dá a paz como um dom e nós a fazemos acontecer como tarefa e responsabilidade de quem se sabe partícipe do mistério da criação e colaborador na missão de construir o novo.

Rezemos com Maria na alegre expectativa do Cristo que vem: “Maria, Virgem Grávida, Virgem do SIM fecundo: nestes dias que antecedem o nascimento de teu Filho, nós queremos acompanhar-te; queremos estar contigo e para aprender de ti a levar a Deus conosco e deixarmo-nos transformar por Sua presença. Nossa Senhora, nós te pedimos que ao acompanhar-te, sejas Tu quem interceda por cada um de nós, para que possamos celebrar o Natal cheios da presença de teu Filho em nossas vidas. Maria, Virgem Mãe, mulher da espera confiante, pede por nós para que neste Natal todos possamos ficar mais perto de teu Filho, e assim sermos capazes de recomeçar, de perdoar e ser perdoados, de voltar a amar, e ser curados interiormente, para celebrar e viver a vida de Deus em nós. Maria, Virgem Mãe do silêncio eloquente, ajuda-nos a celebrar este Natal tendo teu Filho como centro de nossas vidas. Maria, pede por nós, agora e sempre. Amém.”

Don Orani João Tempesta ( Arcebispo do Rio de Janeiro)

Arquidioceses preparam celebrações especiais de Natal


A celebração do nascimento do Menino Jesus é aguardada com muita expectativa pelos católicos. Em todo o Brasil, as igrejas particulares se preparam para comemorar o Natal com os fiéis. Dentro da programação especial, em algumas das principais arquidioceses do país, estão a Vigília de Natal e a tradicional Missa do Galo, na madrugada do dia 24 para o dia 25.

A Missa do Galo será celebrada no Rio de Janeiro (RJ), pelo Arcebispo, Dom Orani João Tempesta, às 20h, na Catedral de São Sebastião. A celebração será cantada em latim e em português, pelo Coral da Catedral.

Ainda na capital carioca, o Santuário de Nossa Senhora da Penha, receberá pela primeira vez a Missa solene do Natal, na manhã do dia 25, às 9h30, celebrada por Dom Orani.

Depois da Missa, será apresentado um Auto de Natal pela Companhia Luar de Dança, na Concha Acústica e, em seguida, Dom Orani vai entregar brinquedos para 1.200 crianças da comunidade, inscritas no santuário.

Na Catedral da Sé, em São Paulo (SP), o conjunto Arautos do Evangelho realiza um concerto de Natal na sexta-fera, 24, às 23h. Em seguida, à meia noite, o Arcebispo Metropolitano, Dom Odilo Pedro Scherer, presidirá a Missa do Galo, bem como a Missa do dia 25, que será celebrada também na Catedral Sé, às 11h.

No Santuário Nacional de Aparecida, o novo Cardeal brasileiro, Dom Raymundo Damasceno celebrará a Missa do Galo às 21h30. Entre as diversas Missas do dia 25, às 10h30 acontecerá uma celebração especial de Natal.

Em Salvador (BA), Dom Geraldo Majella Agnelo preside a Celebração Eucarística da vigília de Natal, na Catedral Basílica às 19h. E no sábado, 25, a Missa de Natal, será também na Catedral Basílica, às 10h.

Já em Belo Horizonte (MG), diversas celebrações contecem na sexta-feira: às 7h, 8h, 12h15 e às 20h será a Missa solene de Natal, seguida pela Bênção Eucarística e pela Vigília. No sábado 25, a Celebração do nascimento de Jesus acontece às 9h, 11h, 18h, 19h30 e 21h.

Também no Estado de Minas Gerais, em Juiz de Fora, a Missa da Vigília de Natal será às 21h, presidida pelo Arcebispo, Dom Gil Antônio Moreira. No Dia de Natal, as celebrações serão às 7h, 8h30, 10h, 11h30, 16h, 18h e 19h30.

Mais informações sobre a programação no site das arquidioceses.

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Ame, perdoe e seja misericordioso!


Empenhemo-nos, a partir de hoje, em viver o amor incansavelmente, para que haja cada vez mais respeito à dignidade das pessoas, fraternidade, união, paz e concórdia.

Somente o amor é capaz de transformar todas as realidades e fecundar a vida nova no nosso coração. Somente por amor Jesus se entregou na cruz por nós. Aprendamos hoje com o Senhor a amar incondicionalmente e a ser instrumentos a serviço do mais nobre dos sentimentos.

“Volta ao Senhor e deixa os teus pecados, suplica em sua presença e diminui as tuas ofensas” (Eclo 17,21-22).

Somente vivendo próximos ao Senhor seremos capazes de acolher e demonstrar misericórdia por aqueles com quem convivemos e que vêm ao nosso encontro.

Peçamos ao Senhor a graça de sermos misericordiosos e compassivos como Ele o é. Clamemos ao Espírito Santo que, neste dia, renove toda a nossa vida e encha o nosso coração com os Seus dons, de forma a construirmos o mundo novo, a civilização do amor.

Jesus, eu confio em Vós!

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Ainda dá tempo de preparar o seu Natal! E como nos preparar para vivê-lo?


Você deve estar pensando: "Meu Deus, como passou rápido o ano, já estamos de novo no Natal! Gente, eu nem vi o ano passar! Parece que os anos estão passando mais rapidamente...". Bom, se o Natal deste ano o pegou nessa situação, certamente é porque você não encontrou tempo para se preparar para ele. Então, que tal começar agora, mesmo em cima da hora, não deixando que este ano seja somente mais um ano? Pelo tempo dedicado à preparação podemos imaginar a consideração e a importância de um acontecimento.

Se você deixa tudo para a última hora e sempre confia que no final dá tempo de improvisar e dar um jeitinho nas coisas, isso mostra que tudo o que vem pela frente tem pouca importância para você – do jeito que as coisas saírem, está bem! O contrário também é válido. Se você se prepara, com antecedência, tudo bem planejado com sentido correto e na expectativa de bem celebrar, esse acontecimento realmente é para você um fato de muita importância.

O tempo que gastamos na preparação anuncia a importância do acontecimento para nós. Por isso, vive bem o Natal quem se prepara para ele. Mas, como me preparar para o Natal? Será que é fazendo as minhas compras, escolhendo bem as roupas e presentes? Antes de tudo isso, você precisa descobrir que o Natal verdadeiro acontece de "dentro para fora". Todas as celebrações e manifestações de carinho são demonstrações externas de um Natal bem celebrado no coração. Isso significa deixar que, por primeiro, o Menino Deus nasça em seu coração. O lugar onde acontece o Natal é no seu coração e não nas vitrines das lojas.

Mas será que isso dói? Não, pode ficar tranquilo. O que sempre acontece com quem deixa o Natal ocorrer dentro de si são mudanças positivas e o amadurecimento da própria fé. Experimente, neste ano, oferecer-se ao Senhor, como o presépio do ano de 2010, dando a Ele toda a liberdade de nascer em você. Isso certamente mudará sua vida. É muito simples e, talvez, por isso, nós adultos tenhamos tanta dificuldade de cultivar em nós a alegria natalina. Nós gostamos de complicar todas as coisas e o Natal é muito simples. Tão simples que se nós não nos prepararmos, deixaremos passar despercebida a graça de ser visitados pelo nosso bom Deus.

Prepare-se e experimente! O Natal de quem acolhe o Menino Jesus é sempre um novo Natal. Deixa marcas e lembranças maravilhosas. Acontece quando a Sagrada Família encontra um coração para ficar e fazer aí sua morada. A Luz se faz presente, os anjos cantam “Glória a Deus nas Alturas...” e você se torna para os outros um presépio vivo, sendo na sua própria vida uma testemunha do nascimento de Cristo Jesus. Aí tem sentido trocar presentes e abraços, pois assim o Menino Jesus está no centro desse tempo maravilhoso.

Tenha um Feliz Natal! Isso só depende de você! Prepare-se, será inesquecível!

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Em qual direção segue a sua vida?


"Eis o Deus que me salva, eu confio e nada temo!
O SENHOR é minha força e meu alegre canto.
O SENHOR é a minha salvação"(Isaías 12,2).
Só Jesus pode nos dar o verdadeiro sentido para a vida.
Voltemos ao Senhor de todo o coração.
Queremos Jesus!

domingo, 19 de dezembro de 2010

Como demonstrar amor ao próximo?


Como demonstrar amor ao próximo?

Às vezes, marcamos uma data e vamos visitar um asilo.

Preocupamo-nos em levar coisas para os idosos: doces, frutas, guloseimas.

E vamos distribuindo, de mão em mão, meio às pressas.

De outras vezes, deixamos de ir porque dizemos não ter dinheiro para comprar algo para levar.

Como chegar de mãos vazias?

Nem pensamos que, para aquelas pessoas solitárias, quase sempre esquecidas dos familiares, o mais importante é alguém se dar.

Isto significa segurar suas mãos, levar uma tesourinha e cortar suas unhas e lixá-las.

Tomar de um pente e escova e fazer um penteado diferente.

Amar o próximo é servi-lo onde se encontra, na circunstância que se apresente.

Ceder o lugar no ônibus é sinal de urbanidade.

Mas, convidar o idoso, deficiente ou a mãe com o bebê ao colo a se sentar, com um sorriso nos lábios e uma frase sugestiva, como:
"sente-se aqui, ficará mais confortável" é amor ao próximo.

Amar ao próximo é fazer a alegria de alguém, por mais insignificante que ela possa parecer.

É ter olhos de ver a necessidade embutida nos olhos tristes.

É ter ouvidos de ouvir os soluços afogados na garganta e os pedidos jamais expressos.

Amar ao próximo é simplesmente ter a capacidade de olhar um pouco além de si mesmo.

Que Deus sempre abençoe a sua vida!

Boa semana para todos. Que nessa semana que começa o espírito natalino desça sobre todos nós, para que possamos perceber as necessidades dos nossos irmãos mais necessitados e lhes ajudem a ter pelo menos na noite de natal um pouco da alegria que é esperar o nascimento de Jesus, cheios de paz e felicidades.

4º Domingo do Advento (Mateus 1,18-24)

18A origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo. 19José, seu marido, era justo e, não querendo denunciá-la, resolveu abandonar Maria, em segredo.
20Enquanto José pensava nisso, eis que o anjo do Senhor apareceu-lhe, em sonho, e lhe disse: “José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. 21Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo de seus pecados”.
22Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: 23“Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa: Deus está conosco”.
24Quando acordou, José fez como o anjo do Senhor havia mandado e aceitou sua esposa.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Aquecidos por uma vida de oração


Nunca estamos satisfeitos com nosso caminho de santidade. Graças a Deus, pois quanto mais santos, mais santos queremos ser. Estar impaciente consigo mesmo é bom, mas não compre mais o subproduto do diabo que atormenta sua cabeça e seu coração com acusações e cobranças. Pelo contrário, confie!

Semente alguma frutifica se não tiver terra, água e calor. Há alguns anos tive a oportunidade de estar na Holanda. Era mês de fevereiro, estava terminando o mais inclemente inverno. Vi aquelas terras sendo aradas. Algumas pessoas me explicaram todo o processo de tratamento do solo: a terra passara vários meses enregelada, por isso era preciso que ela fosse revolvida, oxigenada. Disseram-me também que se aquela terra não fosse revolvida, se não esquentasse, não adiantaria plantar. Terra fria não faz germinar semente nenhuma.

É preciso terra, água e calor. Calor que vem de Deus e que é o próprio Espírito Santo. Esse calor chega até nós pela oração. Portanto, vida no Espírito é vida de oração.

Deus abençoe você!

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

Faça o bem e construa um mundo melhor


Quanto mais praticamos o bem, tanto mais nos tornamos pessoas livres e semelhantes a Deus. O edificante é que sempre temos a oportunidade de praticá-lo, mesmo em meio às situações mais desencontradas e dolorosas da vida. Da nossa parte é preciso amor, fé, esforço e determinação, sabendo que somos os primeiros beneficiados quando tomamos por projeto pessoal passar por esta vida fazendo atos de generosidade, a exemplo de Jesus Cristo.

Vamos hoje fazer o bem a todas as pessoas que o Senhor puser na nossa vida, porque “o Senhor nos dará tudo o que é bom” (Sl 84). Pois quanto mais humildes e bons somos, tanto mais o Senhor se revela a nós e nos cumula de bênçãos e vitórias e o mundo fica mais humano.

Peçamos a Nossa Senhora que nos ensine a trilhar o caminho da humildade, da santidade e da bondade, porque ela seguiu por essa trilha e se tornou modelo a todos nós de virtude, por isso o Altíssimo a exaltou e fez nela maravilhas.

Senhor, ensina-nos a sermos homens e mulheres segundo o Teu coração.

Jesus, eu confio em Vós!

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Qual o melhor presente a ser dado?


Todos nós temos vontade de presentear as pessoas, principalmente quando as amamos. É interessante observar a reação delas ao serem presenteadas: ficam felizes, mesmo quando ficam envergonhadas ou desconcertadas.

O que podemos oferecer de melhor para as pessoas é Deus; é a única coisa de que elas necessitam verdadeiramente. Façamos hoje a experiência de falar do amor de Deus Pai a todos que encontrarmos, ofertando-lhes uma palavra de ânimo e de esperança. Talvez muitos digam: “Mas eu não sei o que dizer”; é simples: Olhemos nos olhos de cada um que encontrarmos e digamos: “Deus o abençoe! Vai dar tudo certo com a graça de Deus. Deus é fiel!”. Confie no Senhor e no que o Espírito Santo inspirar em seu interior no momento.

Seguramente, dessa forma, você ajudará hoje muitas pessoas a terem a vida transformada pela força do amor de Deus, porque “Ele dirige os humildes na justiça, aos pobres Ele ensina o Seu caminho” (Sl 24, 9).

Vamos fazer essa experiência ao longo de todo este dia?

Senhor, ensina-nos a ser sinal de esperança e de bênção para os nossos irmãos.

Jesus, eu confio em Vós!

domingo, 12 de dezembro de 2010

3° domingo do Advento (Mateus 11,2-11)

Naquele tempo, 2João estava na prisão. Quando ouviu falar das obras de Cristo, enviou-lhe alguns discípulos, 3para lhe perguntarem: “És tu aquele que há de vir ou devemos esperar um outro?”
4Jesus respondeu-lhes: “Ide contar a João o que estais ouvindo e vendo: 5os cegos recuperam a vista, os paralíticos andam, os leprosos são curados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e os pobres são evangelizados. 6Feliz aquele que não se escandaliza por causa de mim!”
7Os discípulos de João partiram, e Jesus começou a falar às multidões sobre João: “O que fostes ver no deserto? Um caniço agitado pelo vento? 8O que fostes ver? Um homem vestido com roupas finas? Mas os que vestem roupas finas estão nos palácios dos reis.
9Então, o que fostes ver? Um profeta? Sim, eu vos afirmo, e alguém que é mais do que profeta. 10É dele que está escrito: ‘Eis que envio o meu mensageiro à tua frente; ele vai preparar o teu caminho diante de ti’. 11Em verdade vos digo, de todos os homens que já nasceram, nenhum é maior do que João Batista. No entanto, o menor no Reino dos Céus é maior do que ele”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Nossa Senhora de Guadalupe


Num sábado, no ano de 1531, a Virgem Santíssima apareceu a um indígena que, de seu lugarejo, caminhava para a cidade do México a fim de participar da catequese e da Santa Missa enquanto estava na colina de Tepeyac, perto da capital. Este índio convertido chamava-se Juan Diego (canonizado pelo Papa João Paulo II em 2002).

Nossa Senhora disse então a Juan Diego para que fosse até o Bispo, pedindo que naquele lugar fosse construído um santuário para a honra e glória de Deus.

O Bispo local, usando de prudência, pediu um sinal da Virgem ao indígena que, somente na terceira aparição, foi concedido. Foi quando Juan Diego estava indo buscar um sacerdote para o tio doente:

"Escute, meu filho, não há nada que temer, não fique preocupado nem assustado; não tema esta doença, nem outro qualquer dissabor ou aflição. Não estou eu aqui, a seu lado? Eu sou a sua Mãe dadivosa. Acaso não o escolhi para mim e o tomei aos meus cuidados? Que deseja mais do que isto? Não permita que nada o aflija e o perturbe. Quanto à doença do seu tio, ela não é mortal. Eu lhe peço, acredite agora mesmo, porque ele já está curado. Filho querido, essas rosas são o sinal que você vai levar ao Bispo. Diga-lhe em meu nome que, nessas rosas, ele verá minha vontade e a cumprirá. Você é meu embaixador e merece a minha confiança. Quando chegar diante dele, desdobre a sua "tilma" (manto) e mostre-lhe o que carrega, porém, só em sua presença. Diga-lhe tudo o que viu e ouviu, nada omita..."

O Bispo viu não somente as rosas, mas o milagre da imagem de Nossa Senhora de Guadalupe, pintada prodigiosamente no manto do humilde indígena. Ele levou o manto com a imagem da Virgem para a capela, e ali, em meio às lágrimas, pediu perdão a Nossa Senhora.
Era o dia 12 de dezembro de 1531.

Uma linda confirmação deu-se quando Juan Diego fora visitar o seu tio, que sadio narrou: "Eu também a vi. Ela veio a esta casa e falou a mim. Disse-me também que desejava a construção de um templo na colina de Tepeyac e que sua imagem seria chamada de 'Santa Maria de Guadalupe', embora não tenha explicado o porquê". Diante de tudo isso muitos se converteram e o Santuário foi construído.

O grande milagre de Nossa Senhora de Guadalupe é a sua própria imagem. O tecido, feito de cacto, não dura mais de 20 anos e este já dura há mais de quatro séculos e meio. Durante 16 anos, a tela esteve totalmente desprotegida, sendo que a imagem nunca foi retocada e até hoje os peritos em pintura e química não encontraram na tela nenhum sinal de corrupção.

No ano de 1971, alguns peritos inadvertidamente deixaram cair ácido nítrico sobre toda a pintura. Pois nem a força de um ácido tão corrosivo estragou ou manchou a imagem. Com a invenção e ampliação da fotografia descobriu-se que, assim como a figura das pessoas com as quais falamos se reflete em nossos olhos, da mesma forma a figura de Juan Diego, do Bispo e do intérprete se refletiu e ficou gravada nos olhos do quadro de Nossa Senhora. Cientistas americanos chegaram à conclusão de que estas três figuras estampadas nos olhos de Nossa Senhora não são pintura, mas imagens gravadas nos olhos de uma pessoa viva.

Disse o Papa Bento XIV, em 1754:
"Nela tudo é milagroso: uma Imagem que provém de flores colhidas num terreno totalmente estéril, no qual só podem crescer espinheiros... uma Imagem estampada numa tela tão rala que através dela pode se enxergar o povo e a nave da Igreja... Deus não agiu assim com nenhuma outra nação".

Coroada em 1875 durante o Pontificado de Leão XIII, Nossa Senhora de Guadalupe foi declarada "Padroeira de toda a América" pelo Papa Pio XII a 12 de outubro de 1945.

No dia 27 de janeiro de 1979, durante sua viagem apostólica ao México, o Papa João Paulo II visitou o Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe e consagrou à Mãe Santíssima toda a América Latina, da qual a Virgem de Guadalupe é Padroeira.


Nossa Senhora de Guadalupe, rogai por nós!

sábado, 11 de dezembro de 2010

Tenha fé, esperai no Senhor.


“Tende coragem e um coração fime, vós todos que esperais no Senhor” (Sl 30,25).

A fé nos leva a vencer qualquer obstáculo que apareça em nossa vida, a transpor qualquer montanha, a superar qualquer problema.
É a fé em Jesus que nos sustenta enquanto vivemos. Às vezes, somos tentados a querer fazer todas as coisas somente pela nossa força humana e acabamos nos decepcionando; mas quando nos deixamos guiar pela fé ,somos capazes de olhar além das nossas limitações.

A importância da Santa Missa


As duas partes que constituem, de algum modo, a Missa, isto é, a Liturgia da Palavra e a Liturgia Eucarística, estão tão intimamente ligadas entre si, formando um só ato de culto. Ninguém deve aproximar-se da mesa do Pão do Senhor, senão depois de ter estado presente à mesa da Sua Palavra. É da máxima importância, pois, a Sagrada Escritura na celebração da Santa Missa.

A leitura da perícope evangélica é reservada ao ministro ordenado, ou seja, ao diácono ou ao sacerdote. As outras leituras, quando for possível, sejam confiadas a quem tenha recebido o ministério de leitor ou a outros leigos, preparados espiritual e tecnicamente. À primeira leitura segue-se um Salmo responsorial, que faz parte integrante da Liturgia da Palavra.

A homilia tem por fim explicar aos fiéis a Palavra de Deus, proclamada nas leituras, e atualizar a mensagem dela. Compete, portanto, ao sacerdote ou ao diácono fazê-la [homilia].

A proclamação da Oração Eucarística que, por sua natureza, é como que o ponto culminante de toda a celebração, é reservada ao sacerdote, em virtude de sua ordenação. É um abuso, portanto, deixar que algumas partes da referida oração sejam ditas pelo diácono ou por um ministro inferior ou pelos simples fiéis. No entanto, a assembleia não fica passiva e inerte: une-se ao sacerdote na fé e no silêncio e manifesta a sua adesão com as várias intervenções previstas no desenrolar da

Oração Eucarística: as respostas ao diálogo do prefácio, o Sanctus, a aclamação depois da consagração e o Amém final, depois do “Por Cristo”, que também é reservado ao sacerdote. Este Amém final, em particular, deveria ser valorizado com o canto, porque é o Amém mais importante de toda a Missa.

Modificar as Orações Eucarísticas aprovadas pela Igreja ou adotar outras diversas, de composição privada, é abuso gravíssimo.

A comunhão Eucarística é um dom do Senhor, que é dado aos fiéis por intermédio do ministro deputado para isso. Não se admite que os fiéis, por intermédio do ministro deputado para isso. Não se admite que os fiéis tomem eles próprios o Pão Consagrado e o Cálice Sagrado, e muito menos se admite que os fiéis os passem uns aos outros.

O fiel religioso ou leigo, que está devidamente autorizado como ministro extraordinário da Eucaristia, poderá distribuir a Comunhão somente quando faltarem o sacerdote, ou diácono ou o acólito, ou quando o sacerdote estiver impedido por motivo de enfermidade ou por causa da idade avançada, ou quando o número de fiéis que se aproximam da Comunhão for tão grande que faça demorar excessivamente a celebração da Santa Missa.

Recomenda-se aos fiéis que não se descuidem, depois da Comunhão, de uma justa e indispensável ação de graças, quer na própria celebração – com alguns momentos de silêncio e um hino, ou um salmo, ou ainda um outro cântico de louvor – quer terminada a Celebração Eucarística, permanecendo possivelmente em oração durante um conveniente espaço de tempo.

(Artigo extraído do livro "Os sete sacramentos", Prof. Felipe Aquino)

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Bento XVI promulga beatificação de Irmã Dulce


Com o reconhecimento do milagre atribuído à intercessão da Venerável Serva de Deus Dulce, o Papa Bento XVI promulgou o decreto para a beatificação da freira baiana, nesta sexta-feira, 10.

Este foi o último estágio do processo de beatificação iniciado em 2000. A autorização foi dada pelo Pontífice ao prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, Cardeal Angelo Amato, em audiência privada no Vaticano.

“É uma alegria saber que com tranquilidade a Igreja reconheceu o seu milagre, presença do amor de Deus, e assim pode seguir para o processo de canonização. Reconhecimento oficial da santidade de Irmã Dulce”, destacou o presidente da Cáritas Brasil e Bispo de Jales (SP), Dom Luiz Demétrio Valentini.

Bem-aventurada Dulce dos Pobres: assim já pode ser chamada a freira baiana que dedicou a sua vida para servir os mais necessitados e marginalizados.

Para a superintendente das Obras Sociais Irmã Dulce e vice-postuladora da causa, Maria Rita Pontes, a beatificação “vai fortalecer ainda mais o carisma de Irmã Dulce e a espiritualidade e missão da OSID [Obras Sociais Irmã Dulce]”.

Reconhecimento de um verdadeiro milagre

Em abril de 2009, foram reconhecidas suas virtudes heróicas e ela foi declarada Venerável pelo Vaticano. Em junho de 2010, seu corpo foi exumado e transferido junto às suas relíquias, últimos atos antes da beatificação.

A graça obtida pela intercessão de Irmã Dulce, em 2003, foi examinada primeiramente no Brasil e reconhecida pelos peritos médicos como um caso que não pôde ser explicado pelos meios da ciência.

Os peritos e os cardeais da Congregação para as Causas dos Santos foram unânimes no reconhecimento deste milagre, constando que se tratava de um caso extraordinário de cura, esclarece o Arcebispo de Salvador, Dom Geraldo Majella.

Segundo a arquidiocese, a cerimônia de beatificação deverá acontecer no primeiro semestre de 2011.

Dom Geraldo esclarece que foram notificadas muitas graças obtidas pela interseção da religiosa e esses testemunhos continuam sendo examinados para o encaminhamento do processo de canonização.

Diante dos sofrimentos, busquemos forças no coração de Deus


Tudo o que não constrói a vida humana não foi criação de Deus, mas é fruto do inimigo ou das escolhas que o próprio ser humano faz.

O interessante é que Jesus não diz que vai acabar com o sofrimento de todo mundo, mas Ele nos ensina que este sentimento faz com que a alegria e a paz sejam ainda mais fortes. Nessa vida, teremos sempre momentos de sofrimentos; e a maturidade chega quando entregamos nosso sofrimento e reconhecemos que eles fazem parte da nossa vida.

Muitas vezes, quando estamos passando por sofrimentos, nos fixamos neles. É como se olhássemos apenas para o joio e não víssemos que junto com o joio também está o trigo. Esses sofrimentos, unidos aos sofrimentos de Cristo, são redentores; nos ensinam a ser mais sensíveis. Deus não nos abandona; Ele sempre nos envia um consolo.

O sofrimento nos faz crescer, mas é preciso uni-lo aos de Cristo e não viver as dificuldades como um fim de todas as coisas. É preciso lembrar que Deus, em cada coisa, nos dá a graça de dar um salto para sermos cada vez melhores e bons.


Diácono Paulo Lourenço
Comunidade Canção Nova

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

08/12 Nossa Senhora da Imaculada Conceição


Hoje, dia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, queremos lembrar a sua assunção. Sim, pois depois de assunta aos Céus, a Virgem Maria é esta que está junto do Filho, na glória do Pai, intercedendo por cada um de nós.

O Papa Pio XII, em 1950, proclama o ‘Dogma da Assunção da Santíssima Virgem Maria’, que consiste no seguinte: “Cumprido o curso de sua vida terrena, Maria foi assunta ao Céu em corpo e alma”. Para dizer que: 1º) Maria tem especial participação na ressurreição do Filho – Ela está unida à glória do Filho; 2º) Ela é a antecipação da sorte dos eleitos – primícias e exemplo da Igreja.

Segundo a Tradição da Igreja, logo após a morte de Nosso Senhor Jesus Cristo, João a teria levado para morar com ele, assumindo-a como mãe, numa cidade chamada Éfeso. Todavia, antes de Maria vir a morrer – entenda-se esta morte não como consequência do pecado, pois Maria não pecou, o termo “dormição” é para dizer de uma morte diferenciada, não como qualquer morte fruto de pecado; a verdade é esta: Maria morreu – João a teria trazido para Jerusalém. Maria morre e é assunta em Jerusalém; pode-se dizer que ela tenha sido velada no Monte Sião, em Jerusalém, e levada para ser sepultada ao lado do Monte das Oliveiras, túmulo este que se encontra vazio – obviamente – e que pode ser visitado e visto até hoje.

A Santíssima Virgem Maria participa da Glória do Filho e é a antecipação da sorte dos eleitos; isso significa que já existe uma criatura ressuscitada no Céu em corpo e alma: Maria. Mas tudo isso devido ao fato de Deus tê-La preparado para esta missão tão linda e particular: ser a Mãe do Filho d’Ele. Todavia, houve uma colaboração e uma correspondência da parte de Nossa Senhora. Para dizer que ela é modelo de como ser Igreja.

.: Conheça toda a história de Nossa Senhora da Imaculada Conceição

Queremos, hoje, nos ater à festa que estamos celebrando: a Imaculada Conceição da Santíssima Virgem Maria. O dogma da Imaculada Conceição foi instituído pelo Papa Pio IX no dia 8 de dezembro de 1854, que declara: “Desde a sua concepção, Maria foi preservada do pecado original e de suas conseqüências pelos méritos de Cristo, que se chama redenção preventiva”. O devoto da Virgem Maria é aquele que toma a decisão de viver as virtudes dela. A saber:

Mulher do silêncio: Precisamos aprender com Nossa Senhora a silenciar o nosso coração de todas as agitações do mundo e de todo barulho, fruto das realidades que são contrárias à vontade de Deus na nossa vida. Silenciar é muito mais que não fazer barulho, é ter a coragem de retirar-se constantemente para encontrar-se com o Senhor, e aí escutar o Seu Coração.

Mulher da Palavra: A Santíssima Virgem rezava os salmos; era íntima da Palavra de Deus; prova disso é ela repetir o Cântico de Ana ao se encontrar com Isabel, cântico este lá do Antigo Testamento. Muito mais que o fato de narrar esse cântico, a prova de que a Virgem Maria é a mulher da Palavra é a sua total confiança na misericórdia e na providêcia de Deus, que regia toda a sua vida e a vida do mundo.

Mulher do serviço: Maria sobe a montanha para visitar a sua parenta Isabel; ela vai à casa da prima não tendo como prioridade tratar de serviços domésticos, mas para levar o mistério até a vida daquela que, com certeza, muitos traumas trazia pelo fato de ter sido estéril por muitos anos – fato tido como sinal de maldição para o povo daquela época e lugar.

O mistério em Maria, que é o próprio Deus, a leva até a prima, para que esta possa ser curada. Isso nos diz que devemos ser, efetivamente, portadores e condutores do mistério, que é Deus, para as pessoas, pois Ele se encontra em nós, dentro de nós, desde o momento do nosso batismo.

Mulher da obediência: Maria só tinha olhos para a vontade de Deus, para obedecer ao Todo-poderoso nas circunstâncias ordinárias da vida; é ela quem diz a cada um de nós – única frase de Maria na Sagrada Escritura, de forma direta: “Fazei tudo o que Ele vos disser.”

A Santíssima Virgem Maria é aquela que pode, verdadeiramente, nos ajudar a encher as talhas da nossa vida. Esta água viva é o Espírito Santo, o Esposo de Nossa Senhora. Quando o Espírito Santo percebe uma alma tomada de amor e da presença de Maria - a Sua esposa - o Ele vem e realiza maravilhas nessa alma, pois Ele não pode ficar separado da Sua esposa. As maravilhas que o Espírito realiza em nós nada mais são do que encher as talhas da nossa vida para que Cristo nos transforme neste vinho novo.

Viver esta festa de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, ser devoto de Maria por excelência, é obedecer a Deus e fazer com que Ele seja o Senhor, verdadeiramente, da nossa vida.

Padre Pacheco
Comunidade Canção Nova

Seja forte e não tenha medo!


Assim como o café com leite, misturados, já não são mais nem leite nem café, o que teremos em breve será “céus novos e uma terra nova”. O céu será diferente porque estará misturado com a terra. A terra será muito diferente, porque estará misturada com o céu. O humano será diferente, porque estará misturado com o divino. E o divino também será diferente, porque estará misturado com o humano.

Como acontece na Pessoa de Nosso Senhor Jesus Cristo: Ele é Deus e homem ao mesmo tempo, sem deixar de ser homem e sem deixar de ser Deus. Teremos uma terra nova, porque divinizada, e céus novos, porque humanizados. Mas até essa realidade chegar, a luta será grande. Quando vier o Reino de Deus, o inimigo de Deus será vencido. Ele sabe que pouco tempo lhe resta:

"Ai de vós, terra e mar, pois o diabo desceu para junto de vós, cheio de grande furor, sabendo que lhe resta pouco tempo" (Ap 12,12b).

Estamos sofrendo por causa disso. Mas o Senhor nos diz para sermos fortes e não temermos.

Deus abençoe você!

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

Nossa Senhora da Imaculada Conceição


Mais do que memória ou festa de um dos santos de Deus, neste dia estamos solenemente comemorando a Imaculada Conceição de Nossa Senhora, a Rainha de todos os santos.

Esta verdade, reconhecida pela Igreja de Cristo, é muito antiga. Muitos padres e doutores da Igreja oriental, ao exaltarem a grandeza de Maria, Mãe de Deus, usavam expressões como: cheia de graça, lírio da inocência, mais pura que os anjos.

A Igreja ocidental, que sempre muito amou a Santíssima Virgem, tinha uma certa dificuldade para a aceitação do mistério da Imaculada Conceição. Em 1304, o Papa Bento XI reuniu na Universidade de Paris uma assembleia dos doutores mais eminentes em Teologia, para terminar as questões de escola sobre a Imaculada Conceição da Virgem. Foi o franciscano João Duns Escoto quem solucionou a dificuldade ao mostrar que era sumamente conveniente que Deus preservasse Maria do pecado original, pois a Santíssima Virgem era destinada a ser mãe do seu Filho. Isso é possível para a Onipotência de Deus, portanto, o Senhor, de fato, a preservou, antecipando-lhe os frutos da redenção de Cristo.

Rapidamente a doutrina da Imaculada Conceição de Maria, no seio de sua mãe Sant'Ana, foi introduzido no calendário romano. A própria Virgem Maria apareceu em 1830 a Santa Catarina Labouré pedindo que se cunhasse uma medalha com a oração: "Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós".

No dia 8 de dezembro de 1854, através da bula Ineffabilis Deus do Papa Pio IX, a Igreja oficialmente reconheceu e declarou solenemente como dogma: "Maria isenta do pecado original".

A própria Virgem Maria, na sua aparição em Lourdes, em 1858, confirmou a definição dogmática e a fé do povo dizendo para Santa Bernadette e para todos nós: "Eu Sou a Imaculada Conceição".

Nossa Senhora da Imaculada Conceição, rogai por nós!

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

A coroa do Advento e seu significado


"Simboliza a eternidade e sua cor representa a esperança e a vida."

Deus se faz presente na vida de todo ser humano e de todas as formas deixa-nos sentir Seu amor e desejo de nos salvar. A palavra ADVENTO é de origem latina e quer dizer CHEGADA. É o tempo em que os cristãos se preparam para a vinda de Jesus Cristo. O tempo do Advento abrange quatro semanas antes do Natal.

Atualmente há uma grande preocupação em reavivar este costume muito significativo e de grande ajuda para vivermos este tempo. A coroa ou a grinalda do Advento é o primeiro anúncio do Natal. É um círculo de folhagens verdes, sua forma simboliza a eternidade e sua cor representa a esperança e a vida. Vem entrelaçado por uma fita vermelha, símbolo tanto do amor de Deus por nós como também de nosso amor que aguarda com ansiedade o nascimento do Filho de Deus.

No centro do círculo se colocam as quatro velas para se acender uma a cada domingo do Advento. A luz das velas simboliza a nossa fé e nos leva à oração, e simbolizam as quatro manifestações de Cristo:

1° Encarnação, Jesus Histórico;
2° Jesus nos pobres e necessitados;
3° Jesus nos Sacramentos;
4° Parusia: Segunda vinda de Jesus.

No Natal se pode adicionar uma quinta vela branca, até o término do tempo natalino e, se quisermos, podemos pôr a imagem do Menino Jesus junto à coroa: temos que nos atentar, porém, que o Natal é mais importante do que a espera do Advento.

Essa coroa é originária dos países nórdicos (países escandinavos, Alemanha), a qual contém raízes simbólicas universais: a luz como salvação, o verde como vida e o formato redondo como eternidade.

Simbolismos estes que se tornaram muito adequados ao mistério natalino cristão, e que por isso, adentraram facilmente nos países sulinos. Visto que se converteram rapidamente em mais um elemento de pedagogia cristã para expressarmos a espera de Jesus como Luz e Vida, em conjunto com outros símbolos, certamente mais importantes, como são as leituras bíblicas, os textos de oração e o repertório de cantos.

O comércio e o sistema deste mundo fazem questão de esquecer o verdadeiro sentido do Natal e nós podemos cair nessa, mas é possível dar presente e celebrar o verdadeiro sentido: O Menino Jesus é o nosso grande presente!

Sugestão: você pode fazer uma coroa do Advento em sua casa e celebrar com sua família à luz da nossa fé a chegada de Jesus Cristo nosso Salvador. E a cada domingo ir acendendo as velas, convidando seus familiares para rezar.

Oração: Senhor Jesus, celebrar o teu Natal é fazer da minha vida, da minha casa, um lugar de eternidade e salvação. Que a Tua luz brilhe em cada coração. Acendendo cada vela desta coroa do Advento queremos acender a esperança, o amor, a fraternidade e a Salvação que é o grande presente que queremos dar a todos que amamos por intermédio do Menino Jesus, que vai nascer em nossa família.

Como você se prepara para celebrar esta grande festa do nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo? Clique em comentários e diga como você vive este tempo litúrgico? Natal feliz é Natal com Cristo!

Fonte: Padre Luizinho - Comunidade Canção Nova

Qual é a maior graça que podemos ter na vida?


A maior graça que um homem pode ter na vida é conhecer a Deus e fazer a experiência do amor do Senhor. Muitas pessoas, ao terem um encontro pessoal com Jesus, mudam radicalmente de vida, porque descobrem o verdadeiro sentido da existência. No entanto, essa experiência é pessoal,ou seja, ninguém pode fazê-la por nós.

Vejamos o testemunho de São Paulo: “Na verdade, considero tudo como perda diante da vantagem suprema que consiste em conhecer a Cristo Jesus, meu Senhor” (Fl 3,8).

Rezemos com a Igreja:

“Levantai, ó Deus, o ânimo dos vossos filhos e filhas, para que, aproveitando melhor as vossas graças, obtenham de vossa paternal bondade mais poderosos auxílios. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém”.

Nós precisamos confiar na bondade de Deus fazendo a experiência do abandono n’Ele. Ninguém que confiou na bondade do Senhor ficou decepcionado.

Hoje é o dia de deixarmos Deus ser Deus na nossa vida e na vida dos nossos familiares, porque nós verdadeiramente cremos no poder e no amor do Senhor e que para Ele nada é impossível.

Procuremos o Senhor incansavelmente e deixemo-nos alcançar por Ele.

Jesus, eu confio em Vós!

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

São Nicolau


O santo deste dia é São Nicolau, muito amado pelos cristãos e alvo de inúmeras lendas. Filho de pais ricos com profunda vida de oração, nasceu Nicolau no ano 275 em Pátara, na Ásia Menor. Tornou-se sacerdote da diocese de Mira, onde com amor evangelizou os pagãos, mesmo no clima de perseguição que os cristãos viviam.

São Nicolau é conhecido principalmente para com os pobres, já que ao receber por herança uma grande quantia de dinheiro, livremente partilhou com os necessitados. Certa vez, Nicolau sabendo que três pobres moças não tinham os dotes para o casamento e por isso o próprio pai, na loucura, aconselhou a prostituição, jogou pela janela da casa das moças três bolsas com o dinheiro suficiente para os dotes das jovens. Daí que nos países do Norte da Europa, usando da fantasia, viram em Nicolau o velho de barbas brancas que levava presentes às crianças no mês de dezembro.

Sagrado Bispo de Mira, Nicolau conquistou a todos com sua caridade, zelo, espírito de oração, e carisma de milagres. Historiadores relatam que ao ser preso, por causa da perseguição dos cristãos, Nicolau foi torturado e condenado a morte, mas felizmente se salvou em 313, pois foi publicado o edito de Milão que concedia a liberdade religiosa.

São Nicolau participou do Concilio de Nicéia, onde Jesus foi declarado consubstancial ao Pai. Entrou Nicolau no Céu em 324 ao morrer em Mira com fama de santidade e de instrumento de Deus para que muitos milagres chegasse ao povo.

Pregação Padre Fábio de Melo no Hosana Brasil 2010


“As nações verão a sua vitória”. Eu quero vencer, não quero ser um perdedor, esse é o desejo de todos. As vezes não vencemos, porque escolhemos a técnica errada para alcançar aquilo que precisamos .

Estamos aqui no Hosana Brasil para cantar a vitória ou porque temos a esperança de cantar uma vitória um dia. E tenho certeza que aqui também tem muitos que precisam aprender a cantar a vitória.

Deus nos deu a graça da vitória, que exige cuidado, pois somos vitoriosos porque Deus nos deu a graça.

A dinâmica da vitória não se acaba na vida cristão. Não paramos na vitória, mas passamos também pelo fracasso.

Gosto da música do Ricardo Sá que diz assim “Que santidade de vida, que homem devemos ser.” E a letra diz ainda que a santidade da minha vida apresse o Senhor e Ele logo virá. Isto é no agora da minha vida eu sou convidado a mostrar a eternidade.

Precisamos encarnar a vitória do ressuscitado nos nossos dias, lutando contra as nossas mazelas. As pessoas precisam olhar para gente e vê um outro Cristo.

Minha desarmonia humana, serve de obstáculo para ação de Deus. Toda vez que permito que a vaidade, o egoísmo, o meu desejo sexual me vença, eu estou dando abertura para o diabo. A Igreja nos ensina que ele está amarrado. O diabo entra no mundo em pessoas que não estão dispostas em harmonizar sua humanidade, e daí comungamos com o diabo. Precisamos vencer nossas desarmonias.

Todas as vezes que encontramos pessoas que estão acostumadas a ser traidores, desonestos, injustos, vemos a força do diabo.

Ao vê essa multidão eu só posso dizer; Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo! Quantas pessoas vieram aqui se harmonizarem. E posso dizer, aqui na Canção Nova é um território de reciclagem, e aqui estamos comprometidos com a sua vitória.

Não podemos desistir as nossas lutas, não permita que o inimigo vença em sua vida.

Vitória não combina com hipocrisia. E o primeiro anuncio da vitória é que estão a nossa volta. Estenda o Hosana Brasil ao longo deste ano. Retire todas as mascarás!

Cuidado para você não acostumar com o que é ruim no mundo. Cuidado para não acostumar com as coisas do diabo, cuidado com o que você leva para sua casa, para sua família. Celebrar a vitória é comprometer com Deus para resolver suas desarmonias humana, para viver uma vida coerente e como diz a música aí apressa a volta de Deus.

Nunca deixe de se vê com a verdade que você. Passe por este processo de purificação. Procure pessoas que lhe ajudem a viver este processo de harmonia.

O grito de vitória não vem muitas vezes porque está preso a alguma situação da sua história que você foi fracassado. Mas você não nasceu para essa derrota. Deus está contigo. Nenhum sentimento de fracasso pode prevalecer diante desta certeza: Deus está conosco.

Deus já nos deu a vitória.

É importante lutar e lutar sempre!

O que dentro da sua casa é um objeto esquecido pelo diabo, que está destruindo você e sua família. Tenha a coragem de jogar fora. Jogue fora o álcool, o cigarro, o seu vício. Peça ao Senhor para mudar sua vida.

Fonte: Canção Nova

domingo, 5 de dezembro de 2010

2° Domingo do Advento

1Naqueles dias, apareceu João Batista, pregando no deserto da Judeia: 2“Convertei-vos, porque o Reino dos Céus está próximo”.
3João foi anunciado pelo profeta Isaías, que disse: “Esta é a voz daquele que grita no deserto: preparai o caminho do Senhor, endireitai suas veredas!”
4João usava uma roupa feita de pêlos de camelo e um cinturão de couro em torno dos rins; comia gafanhotos e mel do campo.
5Os moradores de Jerusalém, de toda a Judeia e de todos os lugares em volta do rio Jordão vinham ao encontro de João. 6Confessavam seus pecados e João os batizava no rio Jordão. 7Quando viu muitos fariseus e saduceus vindo para o batismo, João disse-lhes: “Raça de cobras venenosas, quem vos ensinou a fugir da ira que vai chegar? 8Produzi frutos que provem a vossa conversão. 9Não penseis que basta dizer: ‘Abraão é nosso pai’, porque eu vos digo: até mesmo destas pedras Deus pode fazer nascer filhos de Abraão.
10O machado já está na raiz das árvores, e toda árvore que não der bom fruto será cortada e jogada no fogo.
11Eu vos batizo com água para a conversão, mas aquele que vem depois de mim é mais forte do que eu. Eu nem sou digno de carregar suas sandálias. Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo.
12Ele está com a pá na mão; ele vai limpar sua eira e recolher seu trigo no celeiro; mas a palha ele a queimará no fogo que não se apaga”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

sábado, 4 de dezembro de 2010

Deus nos elegeu e conta conosco para salvar outros


Eu quero convidar você para abrir a Palavra de Deus em: Romanos 14,1- 13

A Palavra de Deus é generosa e, muitas vezes, vivemos o nosso dia apoiados no medo, cheios de algumas ideias de superstição, quando a Palavra de Deus não dá importância a certos tipos de coisas. E o que ela nos pede? Pede que confiemos em Deus, que entreguemos a Jesus o nosso coração e que cooperemos para a salvação de todos pelo amor.

O que precisamos é viver bem para o Senhor, com o coração dedicado, generoso, esperando e colaborando para que todos se encontrem com Jesus e sejam salvos. Todos nós, sem exceção, fomos chamados para a salvação.

Deus nos elegeu, Ele escolheu você para a sua salvação. E quando falamos em escolhas, pensamos que Deus escolheu alguns e deixou outros de lado; mas não é assim. Nós é que somos limitados e, em muitas coisas, não podemos escolher a todos. O ser humano é limitado para viver o amor, só pode se dedicar a um. No entanto, o Senhor não sofre os limites que sofremos, e quando Ele escolhe, pode escolher todos, sem prejuízo de nenhum. O Senhor chamou todos nós para a salvação e Ele, que nos salvou, conta conosco para salvar outros.

Neste dia Deus está fazendo esta Palavra vibrar em seu coração, a escolha do Senhor sobre a sua vida não é simplesmente um jogo de palavras, um fato, ou uma eleição da boca para fora, mas a escolha de Deus sobre você é força, paz, alegria, é dinamismo no Espírito Santo.

Madre Teresa de Calcutá é um grande exemplo. Viveu todos os dias de sua vida em razão do próximo e com certeza o seu gesto evangelizou milhares de pessoas no mundo inteiro.

E você? O que está esperando?
Faça a sua parte!

Que Deus abençoe a vida de todos. Amém.

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

É hora de deixar Deus ser Deus em sua vida!


Quanto mais nos aproximamos do Senhor, tanto mais livres nos tornamos.

Ao passo que quando nos distanciamos d’Ele e das coisas do Alto, caímos no nada, no vazio, na falta de sentido da vida, porque o que dá sentido à nossa vida é vivermos em comunhão com Deus Pai.

Sozinhos não somos nada nem podemos nada. Muitas vezes, caímos na tentação de querer ocupar o lugar de Deus Pai em nossa família e em nossas próprias vidas, fazendo tudo do nosso jeito, como julgamos ser justo e melhor. O resultado disso é muita dor, desencontros e pecados.

Você quer alcançar muitas graças e ter uma vida mais plena? É hora de deixar Deus ser Deus em sua vida dando a Ele o lugar que Lhe é devido.

Hoje é o dia favorável para nos voltarmos inteiramente ao Senhor nosso Deus. Pelos sintomas e fatos vividos perceberemos se estamos longe ou perto do Senhor. A alegria e a bondade para com o próximo são os grandes sinais de um coração curado.

”Só Jesus de Nazaré é capaz de satisfazer as necessidades mais profundas do nosso coração” ( João Paulo II).

Peçamos ao Senhor a graça de nos voltarmos inteiramente a Ele, reconhecendo-O como o único Deus da nossa vida.

Jesus, eu confio em Vós!

Como podemos nos preparar para o Advento?


O Ano Litúrgico gira em torno das duas grandes festas do mistério de nossa salvação: o Natal e a Páscoa. A fim de nos prepararmos bem para essas duas solenidades de máxima importância, a Santa Igreja, com seu amor de mãe e sua sabedoria de mestra, instituiu o Advento, que nos predispõe para o Natal e a Quaresma e nos prepara para a Páscoa. Praticamente um mês e meio de Advento-Natal e três meses de Quaresma-Páscoa. O tempo chamado “Comum”, durante o ano, ajuda-nos a caminhar com a Igreja nas estradas da história, iluminados por esses mistérios de nossa fé e conduzidos pelo Espírito Santo.

Iniciamos o tempo do Advento, que assinala também o início de um novo Ano Litúrgico. No decurso dos quatro domingos do Advento, o povo cristão é convidado para preparar os caminhos para a vinda do Rei da Paz. O Cristo Senhor, que, há dois mil anos, nasceu como homem numa manjedoura em Belém da Judeia, deseja ardentemente nascer em nossos corações, conforme as santas palavras da Sagrada Escritura: "Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, eu entrarei na sua casa e tomaremos a refeição, eu com ele e ele comigo" (Ap 3, 20).

No Advento temos a oportunidade de nos aprofundar na expectativa do "Senhor que virá para julgar os vivos e os mortos" e na semana que antecede a festa natalina a preparação próxima para celebrar o "Senhor que nasceu pobre no Oriente". Entre essas duas vindas, o cristão celebra, a cada dia, o seu coração que se abre para o “Senhor que vem” em sua vida e renova a sua existência.
Celebrar o Natal é reconhecer que "Deus visitou o seu povo" (cf. Lc 7, 16). Tal reconhecimento não se pode efetivar somente com nossas palavras. A visita de Deus quer atingir o nosso coração e transformar-nos desde dentro. A tão desejada transformação do mundo, a superação da fome, a vitória da paz e a efetiva fraternidade entre os homens dependem, na verdade, da renovação dos corações. Somos convidados, em primeiro lugar, a aprender a "estar com Jesus", e então nossa vida em sociedade verá nascer o Sol da Justiça.

O Advento constitui precisamente o tempo favorável para a preparação do nosso coração. Deixemo-nos transformar por Cristo, que mais uma vez quer nascer em nossa vida neste Natal. Celebrar bem a solenidade do Natal do Senhor requer que saibamos apresentar a Deus um coração bem disposto, pois "não desprezas, ó Deus, um coração contrito e humilhado" (Sl 51, 19). Um coração que busca com sinceridade a conversão é fonte de inestimável comunhão com o Senhor e com os irmãos. Neste tempo de Advento não tenhamos medo de Cristo. "Ele não tira nada, Ele dá tudo".